PAI

PAI

Já faz um bom tempo que você se foi, mas eu me lembro de todos os acontecimentos, infelizmente até mesmo da sua morte.

Hoje, porém é o seu dia, então vamos tentar lembrar das coisas boas, mesmo assim, para eu pedir desculpas talvez algumas lágrimas eu preciso derramar.

Lembro-me da minha infância com clareza, dos oito filhos homens e das duas filhas mulheres, alguns já se foram, e os outros por circunstâncias da vida pouco se vem.

Quando ainda criança, eu me lembro que a maior alegria que tinhamos era o Natal, o senhor pedia para a Cleusa enfeitar a árvore de Natal, naquele tempo ela não era pré-fabricada, mas sim de um pinheiro cheio de espinhos que machucavam nossas mãos. Lembro-me de quantas e quantas bolas o senhor comprava, elas não podiam cair no chão que explodiam em mil cacos, hoje são de plástico, e não correm esse perigo.

Um dia o senhor chegou com uma caixa, foi fantástico, vários Papais Noéis que pareciam estar saltando de paraquedas. Foi lindo.

Um mês antes das festividades, o senhor chamava um por um e perguntava.

--- O que quer de presente de Natal.

Eramos crianças, e quase todos pediam a mesma coisa. Uma bola de futebol.

Hoje, tudo está mudado. As crianças querem celulares, notbooks, tenis de marca, e outras coisas que advieram com a modernidade.

Lembro-me também da sua vida de boêmio, aposentado, talvez um pouco magoado com o rumo que sua vida tomou, depois que foi ferido na II Grande Guerra.

Você, sempre foi o meu herói, mesmo quando nos batia, porque no fundo sabíamos que o fazia para mostrar o que é certo e o que era errado.

Lembro-me da surra que levei quando eu e o Clóvis aprontamos uma boa para um vizinho. Não guardo mágoas, pois eu estava errado, talvez a surra tenha me mostrado o caminho certo a seguir, mas não posso deixar de dizer que ainda doe.

Lembro-me de que todo mês queria ver os nossos boletins, e quando íamos mal, segurava em minha orelha e dizia.

--- se não melhorar vou te dar um puxão tão forte que acho que vai ficar surdo.

eu não sabia se acreditava e chorava, ou sorria, pois logo em seguida dizia.

--- vai brincar. A vida é curta. Veremos o próximo mes.

Tinha um carinho com todos os filhos, era duro, porém a principal característica que guardamos do senhor foi a Honestidade, e a vontade de ajudar ao próximo.

Havia uma menina, na nossa rua, que devido a paralisia infantil não conseguia andar. O senhor tinha acabado de fazer o curso de FISIOTERAPIA NA USP em S.Paulo, e passado em primeiro lugar.

Acho que o nome desta menina era Vera, e o senhor cuidou dela por um longo tempo, e a fez andar de muletas, coisa que ela não conseguia antes.

Sei que me ajudou muito durante a minha juventude, me dando conselhos e com ajuda monetária também.

Contava-me seus segredos mais íntimos, suas aventuras, suas tristezas, suas dores, seus desejos.

Lembro que tínhamos um pacto, para não gastarmos com presentes.

Tanto faz se fosse aniversário, dias dos Pais, ou Natal. O presente seria o mesmo, só que invertido.

Se eu te desse um Vinho, o senhor me dava um martíni.

Se eu te desse lenços, o senhor me dava cuecas.

Combinávamos antes o que seria dado, e eu nunca deixei de visitá-lo no Natal e nos dias dos Pais, mesmo depois que saiu de casa e percebemos que tudo havia acabado.

O natal nunca mais foi o mesmo.

Meu aniversário nunca mais foi o mesmo.

Nossa casa nunca mais foi a mesma.

Alguns ficaram magoados, e não conversaram mais com o senhor.

Eu porém, não podia perder o meu Herói, e procurei entende-lo, e foi muito bom ser ser amigo e filho, pois escutei muitas verdades, muitos ensinamentos e apreendi que a vida muda a cada dia, a cada hora, a cada minuto.

Sinto falta do senhor Pai, porque sei que neste dias dos Pais, estaríamos juntos, conversando, comendo as coisas que o senhor gostava de fazer para mim. Costela de porco assada, farofa com muito ovo, linguiça calabresa e virado com pimenta.

Meu pai. Sei que nesta hora o senhor deve estar junto com a minha Mãe, santa e a mulher mais digna deste planeta, também deve estar juntos dos filhos que já se foram, e com certeza puxando-os pela orelha, caso tenham feito alguma travessura.

Oque importa meu PAI.

EU TE AMO, E VOU TE AMAR SEMPRE, ESPERO UM DIA ESTAR JUNTO DE TODOS VOCÊS, E FORMARMOS A NOSSA FAMÍLIA INTEGRALMENTE, COMO DURANTE MUITOS ANOS OCORREU EM MINHA INFÂNCIA.

PARABENS PELO SEU DIA PAI.

FIQUE COM DEUS.

Ton Bralca
Enviado por Ton Bralca em 31/07/2015
Reeditado em 05/11/2016
Código do texto: T5329746
Classificação de conteúdo: seguro