APELIDOS

Há uma coisa muito interessante nas cidades pequenas: a proliferação de apelidos. Como em minha cidade, deve ser em muitas outras por este mundão afora. Há casos em que o apelido pega, devido ao gosto alimentar, parentesco,cor, idade.. Agora vá explicar o apelido CORRÓ. Pelo que sei corró é um peixe de água doce. ADÃO G; a priore parece corrutela de Gay. Mas não tem nada de verdade ele não tem nada de bicha. A não ser que...

Este tipo de costume do povo de colocar apelido em todas as pessoas é normal aqui na Bahia. O que se admira muito é que em Salvador se coloca apelido até em nome de Ruas: Rua da Palma, Bonocô, Paralela.Eu já morei por mais de 4 anos lá e até hoje não sei o nome verdadeiro destes logradouros. Imagine a dificuldade quando uma pessoa vem morar numa cidade desta, o sofrimento que tem para memorizar e ligar o nome à pessoa.

Há casos em que a pessoa morre já bastante velho e a gente só vai saber o nome verdadeiro na Igreja, na hora que o Padre vai encomendar a alma do dito cujo.

Já aconteceu de ficar um bocado de pessoas sentadas na sombra da Igreja e chega um caminhoneiro com uma encomenda e pergunta, onde fulano mora. Aí é um vexame danado. Se não tiver um funcionário de banco, carteiro ou alguém mais esperto, a encomenda fica sem ser entregue.

Quem quiser saber mais tem site na Internet que trata deste assunto. Prá não prolongar mais o assunto deixo abaixo, alguns apelidos que me lembrei enquanto escrevia esta crônica. Corró, Adobão,Zinho, Zito, Zazá, Zuzú, Zezé, Zizí, Zuza, Zamba, Lalá, Lelé, Lelê,Lulu, Lico,Lana,Capiau, Pretinha, Dau, Nego Dô, Seu Dimas, Chiquim da veia milu,Zé Zoião, João Lambengo, Meru,Zé Bundinha,Gavião,Velho chico,João cachorro,Zé da gata,Zé do Bode, Zé do fumo,Zé bigode,Dé de Raulina, Dé de Rita - ,Chico das Galinhas, gambá, ,Branco,Preto,Preta,Linda,Clarinha,João Badogue,JoãoGarfo, Anzol, MiltonCaramba,DiltonPreto,DiltonPingo,Mizinho,Bila,Mazinho,

Belêu,Sinho,Sinhorzinho,Bidé,Bidão,Mucim,Mocinha,Zé das cobras, Zezeca, Bicudo, Bocão, Baião, Tonho preto, tico, ticão,Lotério, Lua, Lozinha, Duda, Dudu, Dila, Deco, Diquinho, Lode, Tote, Adão G, Lia, Duquinha, Detinha, Dete, Zé de Calu, Ze fininho, Birro, Nô,Cacau,Negão, entre muitos. Só prá lembrar o meu nome é Reinaldo, mas se não procurarem por Reinaldinho, não vão me achar. E olhe que o nome é parecedíssimo. Tenho certeza que quem leu este texto, também tem um apelidozinho...

O apelido personifica o dono: Mané do ônibus, Zé Vaqueiro, Joaquim marceneiro,Pedro mecânico, Professor Chico, etc. Tem também aqueles que não são muito favoráveis ao dono: Zé melado, João Cachorro, Zé da Gata, Zé Porco.

Um primo meu distante até filosofou a respeito de apelidos: Por exemplo: reinaldinho, chiquinho, pedrinho, luizinho, assim no diminuitivo, as pessoas quem os têm nunca vão ser ninguém na vida. Conforme este meu amigo de nome tiãozinho aqueles que têm apelido assim: Zeca de Pedro, João de Luíza, vão com certeza serem uns zé manés da vida. Agora azarados mesmos são os que têm os seguintes apelidos: Joãozinho de Zacarias, Luiziho de Maria Preta, Zinho de Pedro, porque além de estarem no diminuitivo, também são de fulano. Estes tão lascados.

Se alguém que leu estas besteiras,tem um apelido conforme acima, ficarem encabulados, vão em frente, sejam positivos quem sabe Deus tem pena deles e lhes dê uma ajudinha. Quem vos fala é Reinaldinho de Miluzinha de Dequinha da Velha Quininha. Que apesar do nome já trabalhou em vários empregos até bons, fora tomar conta de budega, e hoje tá tranquilo como funcionário público, esperando aposentar até mais ou menos.

Agora se voçê não tem apelido e não consegue descolar, então dê logo um jeito de arrumar um, para poder se justificar perante os amigos...

Prá terminar, uma historinha: Tem um rapaz aqui na minha terra com um apelido nada agradável: Tonho Feio. Quem quiser um inimigo que o chame assim. Mas tem um adendo, o dito cujo têm um emprego que faz inveja a muita gente... é funcionário da PETROBRÁS.

(desculpe o texto está meio feio. O computador está com o editor de texto sem instalar. E o técnico que combinou vir instalar é um belo preguiçoso. Só colocando um apelido nele.)