BRASIL O PAÍS MAIS CORRUPTO DO MUNDO

BRASIL O PAÍS MAIS CORRUPTO DO MUNDO

“Rever o passado é recordar, mas às vezes, a recordação traz o travo amargo de uma experiência fracassada. Recordar ações passadas serve, por vezes, de lição para o futuro. A recompensa não é algo que vem de fora, para nos ser acrescentado: é algo que cresce dentro de nós mesmos, como a árvore da semente.”

Estamos numa guerra, pois todos os dias uma bomba estoura no governo da presidente Dilma Rousseff. Seria a herança maldita deixada pelo ex-presidente Lula? Sinceramente não sabemos em quem acreditar, pois os acusados de corrução, simplesmente ignoram tudo e se dizem inocentes. Inocentes são as crianças e os trabalhadores que passam fome todos os dias nesse Brasil injusto de agora. Tosos nós somos irmãos, constituímos uma família só, perante o Senhor, mas até alcançarmos a fraternidade suprema, estagiaremos, através, de grupos diversos, de aprendizado em aprendizado, de renascimento a renascimento.

Belas palavras que poderiam muito bem ser imantadas por todos os seres humanos, independente de crença, raça ou condição social. O mundo é uma escola de muitos ensinamentos, mas o professor fica a olhar as atividades humanas, para depois julgá-las. Na realidade no parlamento brasileiro temos inúmeras hienas, vários vampirizares e depreciadores e discriminadores do povo de menos podem aquisitivo, mas que com seus votos conseguem eleger uma grande maioria dessa corja que se encontra dirigindo os destinos da nação. Depois do escândalo da Petrobras com o maior desvio de dinheiro público, já presenciado no Brasil, os acionistas estão contra a Petrobras.

A justiça dos Estados Unidos da América do Norte começa a julgar se os investidores internacionais e também os brasileiros terão direito de ser ressarcido pelas perdas com a estatal. Há pouco mais de cinco anos, a Petrobras realizou a maior capacitação mundial de recursos da história (até aquele momento) por meio de venda de ações levantou 70 bilhões de dólares, o equivalente a 120 bilhões de reais na ocasião, par assegurar os recursos do pré-sal. Todos esses larápios envolvidos no esquema do Petrolão não deveriam ter aquiescência da justiça, e se julgado culpados deveriam mofar na cadeia.

Existem o ladrão rico e o pobre, no entanto, o braço curto da justiça dificilmente alcança os poderosos com raras exceções, enquanto pobres estão cumprindo penas nas cadeias e presídios sem nenhuma regalia e exprimidos como se estivessem enlatados. Dois pesos e duas medidas com certeza. Embate no Tribunal. – Caberá ao juiz Jed Rakoff em nova York, a decisão sobre a indenização dos acionistas da Petrobras: proteção aos direitos dos pequenos investidores. Se o desfecho dos julgamentos do Grupo EBX, de Eike Batista, e da Petrobras consolidar a visão corrente da impunidade das fraudes que causaram perdas a milhares de investidores, o mercado de capitais brasileiro será o principal prejudicado.

A avaliação é da advogada Érica Gorga, pesquisadora na Escola de Direito de Yale e professora da FGV-SP, que atua como perita do processo coletivo nos Estados Unidos da América em que investidores buscam indenização pelo prejuízo com a Petrobras. A estatal é processada por fraude a investidores com base nas leis americanas e brasileiras. Só entre 2012 e 2014, a Petrobras levantou 26,5 bilhões de dólares de investidores nacionais. Por lei, a empresa tem obrigação de fornecer demonstrações completas e verídicas de sua real condição financeira. É processada por emitir declarações inverídicas e dar informações falsas, isto é, mentir, omitir e enganar investidores e induzi-los a erro de avaliação sobre o investimento.

Repercussões: Os investidores brasileiros que compraram títulos da companhia nos Estados Unidos também têm direito a ser ressarcido dos prejuízos. É a alegação que defendo na ação na corte federal em Nova York. O processo é coletivo, ou seja, beneficia a todos os investidores na mesma situação. Se o juiz decidir que a ação tem de prosseguir, haverá grande É preciso reformar as leis. Deve-se permitir que acionistas com menor propriedade acionária ingressem com ações de responsabilidade civil contra administradores em benefício da companhia, como ocorrem em países da Europa, e reformar a lei civil pública para que outras partes privadas ingressem com processos coletivos , como ocorre nos EUA.

Precisamos reformar a lei de mercado de capitais para estabelecer multas mais altas e parâmetros mais claros para a responsabilização de bancos de investimentos, auditores e advogados. Todos os que têm obrigação legal de monitorar as empresas. Impacto: mostrará que as normas brasileiras de proteção dos investidores não cumpridas no Brasil serão aplicadas nos Estados Unidos. “É inconcebível que pessoas honestas trabalhem a vida inteira para ter a aposentadoria dissipada em corrupção” (Érica Gorga). Político quer ver a desgraça de funcionários.

O Estado do Ceará desde a época do Senador Tasso Jereissati tomou medidas extemporâneas cortando vencimentos de coronéis da Polícia Militar e ainda apelidou de Marajá os oficiais. Os oficiais recorreram à justiça cearense e perderam, se valeram do Supremo Tribunal Federal (SF) e o Supremo deu ganho de causa aos oficiais da PMCE, e ainda autorizou o governador na época (Tasso Jereissati a implantar dentro de 24 horas). Agora digam: Quem é Marajá? Tasso Jereissati uma das maiores oligarquias do Ceará e dono de uma fortuna fabulosa ou oficial da Polícia Militar que ganham uma ninharia por mês.

Tem outro detalhe: “Os precatórios rolam a mais de 20 anos e o governo não paga”. Querem “sacanear” com os servidores e muitos deles já morreram e não receberam os precatórios pelo menos para deixar os familiares mais desapertados. Agora senhores é a vez dela: Amigo de Lula, o empreiteiro Léo Pinheiro decidiu contar ao Ministério Público tudo o que sabe sobre a participação do ex-presidente Lula no Petrolão e como o filho de Lula ficou milionário. O Rastro do dinheiro do Petrolão na campanha de Dilma.

Levantamento da mídia nas contas eleitorais da presidente em 2014 mostra relação entre as propinas pagas pelos defensores da Lava Jato e as remessas de dinheiro feitas pelo PT a empresas de fachadas. (Fontes: “Isto É” e Veja). O presidente da Câmara , Eduardo Cunha, desafia O PT e o governo. “Tem um bando de aloprados no Planalto”. Outro que governou O Brasil, Lula está na mira do Ministério Público Federal (MPF). Federais apreendem frota de carros de luxo de Collor, ex-presidente da República abastecido por doleiro. Doce vida em Brasília, helicóptero, Ferrari, Lamborghini, e exclusivo, até um Rolls-Royce. Já diziam os antigos: “Quem não rouba e não herda enrica é Merd...” Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 02/08/2015
Código do texto: T5332353
Classificação de conteúdo: seguro