O almoço de domingo

O prazer do almoço começa bem antes de todos se sentarem à mesa. Eleger o cardápio, escolher os ingredientes, curtir o preparo, pensar em detalhes, tudo isso é prazeroso.

Galinhada? É sempre uma boa ideia, mas pode ser Feijoada, desde que se ponha, para cozinhar no feijão, uma laranja Pera e que os ingredientes sejam bem escolhidos no Mercado Central.

Quase sempre o prato dia é o Filet, com molho inglês e sakura, assado em cama de cebola e depois acrescido de champignon, mas pode ser, também, Filet flambado, servido com molho especial. Também é uma festa servir um bacalhau bem à moda da casa.

Fricassé de tiras de filet de peito de frango, assadas com molho batido no liquidificador, feito com requeijão, creme de leite fresco, milho verde e creme de cebola, é sempre apreciado. Frango suíço é mais um prato que conta com grande preferência. É uma receita antiga, resguardada em papel cor de rosa, já amarelado. Às vezes, Frango ao Mel é um mimo para todos.

Variar é preciso. Podem ser servidos lombinhos de porco com ervas, molho de tomate e tudo mais que possa agradar aos finos paladares. Farofa faz a diferença e empresta o sabor da boa colaboração. Massas italianas não podem faltar, com variados molhos, ao funghi ou queijo roquefort.

Não podem faltar as saladas saudáveis, que são um adorno para a mesa, nem os sucos naturais. Transportar as travessas é uma tarefa solidária que conta com a boa vontade de todos que se esmeram na organização para que não faltem copos, talheres e para que tudo fique em harmonia.

O detalhe é o vinho bem escolhido e sorvido em delicados copos de cristal, depois de sentido seu fino aroma. A sobremesa não pode faltar.

Depois vem o dedicado trabalho de arrumar a cozinha, às vezes, até com luvas em mãos que se alternam solidárias. Tudo fica brilhante na disputa de um lugar diante da pia ou da posse de pano de prato.

Elogios são ingredientes indispensáveis para compor a conversa amena e para suavizar as ausências sempre presentes. Não há um questionário a ser respondido; basta apenas conviver em plenitude,

viver a vida e o doce convívio em torno da mesa.

Lindita
Enviado por Lindita em 11/08/2015
Reeditado em 11/08/2015
Código do texto: T5342845
Classificação de conteúdo: seguro