Todo ato de amor é poético

As pessoas costumam dizer que a realidade é dura. Que ela nos traz sofrimentos, desafios. Que não é poética. Que não é um conto de fadas.

Pois bem, de fato ela é, por vezes, desta maneira.

Exceto pela questão da poesia.

.

Tem algo mais poético que viver em meio à diversas dificuldades e mesmo assim seguir à diante, de cabeça erguida, enfrentando tudo que vier? Ter uma doença terminal e acordar todo dia sabendo que pode ser o último e mesmo assim: acordar, sorrir e agradecer. Lutar pela vida, em qualquer instância e circunstância.

.

Tem coisa mais bonita que combater cada pedacinho de mal que existe no mundo? Diariamente, nas pequenas coisas onde ele se faz presente e na renúncia que fazes ao escolher um caminho diferente?

Optar por sempre dar seu melhor, a fim de causar o menor prejuízo possível a quem quer que for.

.

Como medir a poesia de amar alguém incondicionalmente, como muitos pais amam aos filhos, mesmo sabendo que essa pessoa pode te magoar e nunca retribuir na mesma intensidade?

.

Que poesia existe no ato de doar-se em prol de um estranho?! De doar sangue, de doar órgãos, de doar o ouvido, de doar atenção, sorriso, alimentos, dinheiro?

.

A poesia mora no menino que acorda cedo na favela e leva a sério o seu dia de estudo. A poesia mora na senhora que costura roupas para doação. A poesia mora na moça que sorri para o mendigo. No rapaz que trata à todos com cordialidade. Na professora que ensina, educa e dá carinho aos seus alunos, não por ser sua tarefa, mas por saber das dificuldades que enfrentam.

A poesia habita o pai de família que trabalha dignamente. Na mãe que acorda cedo para dar o melhor aos seus filhos. Na moça que estuda e trabalha. A poesia habita o coração de quem perdoa. De quem ama. De quem entende. De quem busca livrar-se dos preconceitos.

.

E sabe porque? Porque sim, a realidade é dura, cheia de espinhos, coisas tristes, injustiças, absurdos. Mas é por isso mesmo que cada ato de amor é poético. E é real.

.

Você provavelmente deve estar pensando que essa poesia toda não faz parte do dia a dia de todos. Não é todo mundo que age assim.

.

Não, não é. Por quê?.

.

Nós construímos a realidade. Algumas coisas fogem do nosso alcance. Mas o que vamos fazer a respeito, sempre corre por nossa conta.

Anelise Passos
Enviado por Anelise Passos em 13/08/2015
Código do texto: T5345311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.