FILOSOFIA DE PADARIA


Existe uma padaria aqui em Petrópolis, localizada à rua 13 de maio, que sempre coloca, escrita em um quadro afixado à sua porta, uma frase de efeito por semana. Acho interessante o que eles fazem, e quando passo por lá de ônibus ou de carro, não consigo deixar de olhar para ver qual é a frase da semana. A última que li, dizia o seguinte:

"Nossas virtudes vão desaparecendo à medida que nos cobramos para fazê-las aparecerem."

Achei esta frase muito verdadeira, pois também penso que aquilo que é feito a favor do outro não deve jamais ser propagado, para que quem recebe não seja humilhado, e quem doa, não seja exaltado. Doar ou receber são apenas dois lados da mesma moeda, e na vida, ocupamos a cara e a coroa desta moeda várias vezes. Não há mérito algum em doar daquilo que não mais necessitamos; aliás, não há mérito algum em doar seja lá o que for, pois quando doamos, é porque também fomos recebedores da graça da vida. Doar e receber deveriam ser considerados como apenas uma simples troca.

Talvez o único contentamento em doar esteja em manter silêncio sobre o ato, sabendo que alguém ficou feliz, alguém que precisava daquilo que doamos. A Bíblia traz um versículo precioso sobre isto, que diz: 

Mateus 6

…2- Por essa razão, quando deres um donativo, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. 3Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita. 4Para que a tua obra de caridade fique em secreto: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 14/08/2015
Código do texto: T5345821
Classificação de conteúdo: seguro