HUMILDADE E SIMPLICIDADE

“Senhor, tu, lavar-me os pés?” (Jo 23,6)

A natureza humana é una, e toda pessoa tem igual direito de ser respeitada. O que se quer dizer na verdade é que quando se fala de igualdade, à primeira vista, os seres humanos são inteiramente diferentes. Não tem a mesma saúde, nem a mesma força física ou capacidade de trabalho. Não são todos igualmente inteligentes, espertos ou sagazes, nem tem os mesmos gostos ou as mesmas aptidões. Essas disposições diferentes não estão servidas por situações iguais.

A natureza humana é uma e cada pessoa tem igual direito a ser respeitada. No organismo humano, todos os membros são úteis e todos devem ser igualmente cuidados e honrados, ainda que não possuam a mesma importância por terem diversas funções. A humanidade é una, mas os membros deste corpo social não são uniformes. Os valores e as funções estão nele necessariamente hierarquizados. É por isso que a igualdade niveladora se torna antinatural. Ela passa a representar um sonho irrealizável, e os nivelamentos produzidos ao longo da história apenas tiveram como resultado a aparição de novas desigualdades frequentemente mais cruéis que as suas predecessoras. É um sonho mal porque os que reclamam mal podem dissimular a ambição de uma superioridade que não poderiam conseguir de outra maneira. Inspirados pela inveja tornam-se incapazes de estabelecer o amor no coração das pessoas.

As distinções que existem entre os seres humanos não devem ser um motivo de divisão, mas um meio de aproximação. Não se dará aqui o caso, como na revolução igualitária, de que o pequeno abata o grande para ocupar o seu lugar. Na revolução fraterna, o grande, abandonando todo o seu orgulho, serve-se de sua superioridade para elevar o pequeno. No igualitarismo se fomenta a luta de classes por baixo e o despotismo que aviva as lutas de classe por cima. E uma não é menos prejudicial do que a outra.

Na realidade, somente a humildade e a simplicidade podem unir equitativamente os seres humanos em qualquer parte do mundo. Onde um não se sente nem superior e nem inferior ao outro, mas parceiros com igualdade de ação nos pensamentos diversos. A humildade é na realidade um ato de justiça. Procura-se o bem e alcança um sentimento mais verdadeiro da dignidade humana, e o respeito que se professa pelos outros introduz no campo da caridade.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 18/08/2015
Código do texto: T5350831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.