Entrando na Roda da Fogueira

O céu é tão lindo e a noite é tão boa, São João, São João acende a fogueira do meu coração...

Era uma noite de grandes esperanças, a fogueira ardia nos olhos sonhadores das meninas.. A linda festa Junina incluía; escrever bilhetes com nomes de pretendentes, dobrar e deixá-los descansar ao sereno... A preparação era singela e divertida; ornar cabelos com fitas, usar meias colorias, chapéu de palha, brilho nas faces, lábios rosados... A doce malícia unia corações enamoradas pela idéia do amor e das carícias ingênuas, regadas à milho assado na brasa, pipoca com melado, bandeirolas, fagueiras cantigas, tranças enfumaçadas, dedos encarvoados, mãos dadas... Meninos valentes atiçavam o fogo, bigodes forjados e paletós com retalhos coloridos os tornavam ainda mais atraentes. Uma Esperança sem receio emprestava graça aos giros das saias rodadas de chita. Confundindo- se entre as estrelas, grandes fagulhas vermelhas e os estalidos da lenha... Na alegre festa popular, crentes ou não, aos céus erguiam anseios, oriundos da paixão juvenil , alinhavados em cantorias secretas aos seres angelicais. Nem por ouro ou prata trocava-se o espetáculo; a magia da grande fogueira ! As Fogueiras eram utilizadas como meio de comunicação e, é um dos símbolos das festas Juninas. Representa o comunicado de Isabel do nascimento de seu filho João Batista à sua prima Maria( Virgem Maria) para que viesse auxiliá-la após o parto, como haviam combinado anteriormente . São João Batista o anunciador da vinda de Jesus, foi um homem simples de fé inabalável. A esperança é ainda uma característica das pessoas simples que cultivam alguns valores espirituais. As religiões tem prestado serviços na construção do imaginário popular e na formação da moralidade,mas também fonte de discórdias e ilusões, de sorte que a promessa de felicidade continua sendo colocado para além desta existência... A imanência e transcendência são complementares . Religiões e dogmas não deram conta da tarefa de um céu na terra , ou seja na pacificação dos instintos humanos...Também fomentaram guerras e ainda o fazem ,pela presença do autoritarismo implícito e a exigência do cumprimento de regras não pautadas no raciocínio. Foram perdendo espaço. O dogma exclui ! O esvaziamento das crenças não encontrou ainda substituto que venha a preencher lacunas. Para que as drogas e a guerra urbana não ganhem mais espaço é necessário mais investimento na educação e, que possam proliferar entre educadores, idealistas, poetas, cientistas e pensadores que combinem mente-ações em busca das mudanças necessárias. Estas inclem a escuta do imaginário, das diferenças para possíveis diálogos entre ciências e crenças populares e linguagens dos mitos. Como postulou Lacan o inconsciente é constituído de linguagem e, ela vive além e aquém das palavras ...

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 21/06/2007
Reeditado em 24/06/2009
Código do texto: T535995
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.