Deixar de dividir é passar a somar

Li outro dia, em algum lugar, que dividir - no sentido de separar - é uma tendência moderna, que se deu basicamente no afã que algumas pessoas tinham de estabelecer uma hierarquia entre homens, aparentemente, diferentes. Penso que não é por aí, ou não totalmente por aí. Classificar as coisas e as pessoas não é algo novo, pelo contrário, imagino que seja algo inerente a natureza humana, algo que qualquer bom livro de história ou a própria bíblia podem comprovar (isso para quem acredita piamente que a bíblia pode ser considerada um documento histórico). Porém, a única observação que faço é que, não é porque algo seja uma característica própria do homem que deva ser cultivado. A cultura moderna peca basicamente por isso: por dar continuidade a algo que e é tão ruim que nem ao menos sabe-se quando passou a existir. Daí o fato de afirmarem que a cultura da hierarquia é uma cultura moderna, porque é aqui que ela deveria ter acabado. Classificar as coisas em campos, denominá-las, hierarquizá-las nada mais é do que segregar. Classificar, para mim, é a doença da humanidade, daquelas doenças que talvez não tenham cura, mas tratamento. O ponto em que eu quero chegar e deixar explícito é que, desde que o mundo é mundo nós classificamos as pessoas; homem e mulher; as cores: branco e preto; pobre e rico; gêneros: macho, fêmea, sapatão e veado… depois enchemos a boca para protestar contra o racismo, a homofobia, a desigualdade e etc. Dividir nada mais é que tentar estabelecer contrastes onde não há, visto que, se existimos, seja por qual motivo for, é porque somos iguais o suficiente para permanecermos juntos… Ou haveria mundos que por si só, já classificariam as coisas: o mundo dos pretos, das bixas, das mulheres, dos ricos e etc. O homem é responsável por aquilo que faz e isso o caracteriza, de modo que o deixa ser como o próprio sente ser. Quando classificamos alguém, nós a coisificamos, dizendo a ela o lugar que ela deve ocupar e a função que ela deve exercer. Quando deixamos de dividir passamos a somar!

Quézia Meira
Enviado por Quézia Meira em 27/08/2015
Reeditado em 17/01/2016
Código do texto: T5361427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.