AGOSTO, MÊS DE DESGOSTO, SERÁ?

AGOSTO, MÊS DE DESGOSTO, SERÁ?

“O desgosto e a alegria dependem mais do que somos do que daquilo que nos acontece”. (autor desconhecido)

Diz o ditado popular que “agosto é o mês de desgosto, mas você sabe por quê”?

O nome agosto vem do latim Augustus, oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado em homenagem ao Imperador Cesar Augusto.

Diz a história que “este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).

Os romanos consideravam o mês de agosto azarento. Acreditavam na existência de um dragão imenso que andava pelo céu cuspindo fogo durante esse mês. Após estudos, descobriram que o “dragão” era a constelação do Leão, visível no céu do hemisfério norte naquele período do ano.

Em Portugal, no mês de agosto era o período de grandes navegações que duravam até muitos anos. E assim as portuguesas nunca se casavam no oitavo mês do ano e os maridos partiam e até nunca voltavam. Daí casar em agosto significava ficarem sozinhas, algumas até ficavam viúvas.

De acordo com a Numerologia, o significado do mês 8 pode ser considerado incômodo pela maioria das pessoas, já que traz à tona tudo aquilo que foi semeado nos últimos meses.

Coincidência ou não ao longo da história vários fatos ruins marcaram o mês de agosto:

• “O episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu em 24/08/1572, em que a rainha católica Catarina de Médicis ordena o assassinato de mais de três mil protestantes em Paris, sem poupar mulheres e crianças.”

• “O estopim da I Guerra Mundial se deu nos primeiros dias de agosto de 1914”.

• “As duas bombas atômicas lançadas na II Guerra Mundial pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, no Japão datam de 6 de agosto e 8 de agosto de 1945”.

• “Também foi em agosto do ano de 1932 que Hitler assumiu o governo alemão

• “O presidente Getúlio Vargas suicida-se, com um tiro no peito, na madrugada de 24/8/1954”.·.

• Jânio Quadros renuncia à Presidência da República em 25/8/1961, num gesto nunca explicado, alegando sofrer pressões de "forças ocultas".

• Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em Agosto porque acreditam que isso chama a morte.

São tantas as coincidências que pairam sobre o mês de agosto, que a gente fica até com o pé atrás, não é mesmo? Mas, isso nada mais é do que cultura popular e devemos valorizá-la, pois faz parte do que os historiadores chamam de imaginários.

Em 13 de agosto de 2015

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 29/08/2015
Código do texto: T5363464
Classificação de conteúdo: seguro