A arte e o tempo

Quem algum dia não fez poesia?

-->

Quem algum dia não fez poesia? Algumas pessoas de mais idade, ou que se achavam assim, me falaram que elas “antigamente” faziam poesia. E, com o passar do tempo perderam essa “mania”. Pois bem, sinto-me então um jovenzinho escrevendo ou brincando de escrever. Digo... realmente um poeta tem alma de criança (é o que sinto quando leio Helena Kolody, Cora Coralina, Vinícius Moraes e tantos outros que em sua maturidade produziram ricas obras) realmente é uma pena as pessoas ao longo de sua vida perderem a inspiração e a vontade de escrever poesia. Ela menina pura ensina-nos a pensar. A nos reconhecer. A reconhecer o outro. Tudo isso pela sua simplicidade-complexidade, pela elaboração (por mais espontânea que seja), pelo seu poder simbológico etc.

Então, quem escreve poesia, conhece um novo mundo já existente em seu interior – mas pouco explorado.

Sendo assim, não importa a idade de quem as escreve! Todos sim – como diriam minhas amigas – são crianças – mas saem em busca do autoconhecimento. E, ela dura enquanto estivermos aqui. Mas... com uma vida com um pouco mais de sensibilidade – e diga-se de passagem – este mundo está precisando muito para não nos maquinizarmos ou nos coisificarmos como produto ou subproduto do dinheiro. Sendo assim “De onde nascem os poemas?” traz um convite para você a voltar ser criança, começando pela leitura de poemas... e quem sabe volte a produzi-los - ou se ainda não escreveu e só sentiu vontade comece a fazê-los, tudo isso para tornar seu dia um pouco mais feliz, se não - ao menos mais criativo.

Márcio J. de Lima

Do blog devaneios literários do Lima