"VANDALISMO" Crônica de: Flávio Cavalcante

VANDALISMO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Ontem presenciei uma cena que me deixou perplexo. Confesso que eu nunca vi nada parecido. A destruição de uma condução pública por um menor estudante que parecia estar com o demônio no corpo. Ele e um grupo de estudantes davam gargalhadas e quebravam a porta do ônibus destruindo um patrimônio que ele mesmo usa. Uma cena revoltante digna de uma terra sem lei. Próprio de um país atrasado e de um povo sem cultura. Não se concebe a depredação de um patrimônio público. Num país em que as leis não exercem suas funções adequadamente, um país que não se dá o respeito, não merece ter o mínimo respeito de um cidadão pagador de impostos.

A gente anda em países desenvolvidos em que as leis realmente respeitam os filhos do solo. Aqui no Brasil o vandalismo é quem faz a lei. A bandidagem manda no país e a lei que deveria proteger o homem de bem, cruza os braços e presta continência ao erro. Observei esta cena estarrecedora, aliás, cenas iguais a esta que se repetem a cada dia, gerando um desconforto para a sociedade.

Menores delinquentes se é que assim posso chamar. Posso ser repreendido pelos direitos humanistas. Esqueci que temos que trata-los como crianças. Mas a cena que eu vi dentro da condução pública, minha indignação permite chamá-lo de qualquer coisa menos de criança, assim estaria eu sendo hipócrita e conivente com estas leis errôneas deste país.

Andam em bando como animais e a força da coragem cria ânimo com a empolgação de segurança de uns com os outros. Juntos viram uma máquina destrutiva. Viram super-homens. Viram o Deus do mundo. Sozinhos, não tem coragem de encarar uma pequena baratinha quando cruza o seu caminho. Quando pressionados até chorar eles choram, mas se prevalecem de uma lei fajuta e retrógrada que ninguém se preocupa em mudar.

O vandalismo naturalmente é praticado por menores de idade. Alguns estudiosos atribuem esses comportamentos devido a uma criação conturbada dentro dos próprios lares. Muitos desses menores infratores relatam problemas dentro de casa. Outros, em casos minúsculos apresentam uma deformação na personalidade desde criança e mesmo que os pais sejam radicais na educação, ele será a ovelha negra da família.

O vandalismo descreve a personalidade do cidadão. O que é mais chocante é ver um delinquente deste depredando um patrimônio que também me pertence e o que mais dói e revolta é saber que as leis do país os protegem até lhe punindo severamente se por acaso tivermos uma reação que venha pelo menos deixar o indivíduo constrangido. Lamentavelmente vemos atos assim toda hora e ficamos à mercê da delinquência e a melhor maneira é ficarmos enclausurados dentro de nossas próprias casas como se nós fôssemos os errados. Eles estão certos.

QUE PAÍS É ESTE?

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 13/09/2015
Código do texto: T5380401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.