Insônias!

O sono não vem e o silêncio da madrugada e a escuridão do quarto provocam meus pensamentos e produzem fantasias e devaneios.... Incessantes, persistentes, incômodos. Procuro respostas, imagino soluções, fantasio absurdos e dialogo comigo e contigo, como se estivesses presente e pudesses me escutar... Inutilidades, tudo inútil, mas consistente com o que sinto... Curioso... não me ouvias antes, e não seria agora, nestes meus doidos devaneios noturnos, que me escutarias... Os amores perdidos não retornam, o passado não se transforma e o meu futuro é só meu... e não estarás lá... Não me quisestes no teu futuro e não vais estar no meu.... Lembro que sentia o teu desamor como um sonho ruim e recorrente... Quase todos os dias! Era difícil acreditar que a pessoa que eu amava não me queria... Querias outras pessoas. Eu não via, não queria enxergar, cego e imbecilizado por te amar ... Me tirastes aos poucos do coração, assim como me colocastes em um canto de cama, insensível aos meus carinhos e apelos silenciosos e desesperados por um abraço, um simples abraço... Me empurrastes para mais longe ainda... Quartos separados... Longas noites esperando em vão, esperanças frustradas sempre... Não me querias... Cada vez menos proximidade, ausência total de carinho, de amor, de afeto, desinteresse... Querias outros caminhos... Queixas, sempre queixas... Queixas de falta de liberdade... Lembro que sempre fizestes tudo o que bem entendias... Nunca coloquei qualquer obstáculo a tua liberdade e confundias o meu desejo de estar contigo como opressão e sufocamento... Querias outros caminhos... E assim fizestes... Aos poucos, mas sem cessar, buscastes outros rumos, caminhos de mentiras e meias verdades... Para longe de mim... Para outros lugares e para outras pessoas... Vais contestar tudo isto... Não te preocupa... Não precisas mais me mentir... Se tiveres que mentir de novo, que seja para outros... Desnecessário procurares explicações... Nada disso mais importa! Escolhestes um caminho, e é sem volta! Não olhastes para trás em nenhum momento e nada sentistes com a partida... És assim. Não foi difícil para ti me abandonar... Deixar para trás quem não se ama é fácil. E foi fácil para ti. As justificativas, encontrastes com facilidade: estavam todas em mim e no meu comportamento... Eu fui o único canalha em todo este drama. Podes ter me mentido por anos e anos, mas não podes esconder de ti as tuas verdades. Passastes mais de vinte anos me abandonando e me expulsando da tua vida aos poucos... Passei mais de vinte anos esperando alguma mudança... Que nunca aconteceu! Fui simplesmente um idiota. Não quis ver o que estava escancarado a minha frente desde muito tempo. Não me querias, não me amavas... Simples... Eu não quis ver! As pessoas não mudam. És assim, sempre fostes e sempre serás. És prática, fria e insensível aos meus sentimentos. Assim foi... E aqui estou... Sem sono e lidando com os meus absurdos e com as mentiras em que quis acreditar... Amei absurdamente uma mentira. Fostes embora! Para sempre. Assim quisestes... Assim é! Assim vai ser! Para sempre...

......................................................................................................

Saudade é solidão acompanhada,

é quando o amor ainda não foi embora,

mas a amada já... ------ Pablo Neruda