Foto-montagem

Deparamo-nos no Facebook com a montagem da foto do deputado José Guimarães com dólares na cueca. A foto nos lembra do constrangedor momento na vida desse parlamentar em que ele foi flagrado com dólares escondidos em seu corpo de forma peculiar.

Esse mesmo parlamentar é líder do atual governo. Qual a condição moral que tem essa pessoa de ser líder de alguma coisa depois dessa atuação despudorada enquanto no exercício de seu mandato? Qual o grau de desconfiança, para não dizer desrespeitabilidade, que devemos agregar a um governo que admite como líder um político dessa natureza?

Será que é justa a permanência desse político na vida pública porque tivemos, ou de certo modo ainda temos, os FHC’s da vida, os Aécios, com seu campo de futebol, os Ibrahins Abi-Ackel, Mários Andreazza (o ministro 10%) e tantos outros? Erros podem justificar outros?

Não seria uma questão de resgate da credibilidade do partido banir de suas fileiras políticos com esse tipo de atuação? Ou será que vale à pena tê-lo como líder só porque praticamente a maioria dos políticos age da mesma forma que ele, em circunstâncias diferentes?

Em que pesem as convicções que possamos ter de caráter progressista, socialista ou de esquerda, num mundo cruel e desumano, onde o capital é o soberano, não podemos ficar imunes à indignação das pessoas, quando fundamentadas, por acreditarmos que a imparcialidade talvez seja a característica primordial da justiça.

Rio, 17/09/2015

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 17/09/2015
Reeditado em 17/09/2015
Código do texto: T5385027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.