EXTINTOR DE INCÊNDIO

Pasmem, só era essa que faltava, nossos legisladores publicaram uma norma que desobriga o uso de extintores de incêndio nos veículos de passeio, uma decisão absurda e completamente irresponsável, um retrocesso sem escalas, algo impensável para um país que se diz sério e que caminha para o desenvolvimento.

Parece que existe algo de oblíquo no ar, há alguns meses, foi exigida a troca do nosso extintor veicular simples, por outro mais completo, mais eficaz e moderno, provocou-se uma corrida para a troca do aparelho, sob a ameaça de multa caso o condutor fosse flagrado sem o equipamento, naquele momento, o uso do extintor era de vital importância, agora, não o é mais? A impressão que se tem é a de que existe algum interesse pelo qual ainda não foi revelado.

Uns dos argumentos apresentados para essa decisão, foi o de que os carros de hoje tem uma proteção maior contra incêndios, e que os motoristas não estão preparados para o uso deste equipamento, será? O Contran não poderia ao invés desobrigar o uso, criar uma lei exigindo do motorista um curso de maneabilidade de extintores de incêndio? Será que utilizar um extintor de incêndio é tão complexo assim?

Estão nos retirando uma obrigatoriedade de algo que só serve para nos proteger e proteger nossos bens, diante de um fenômeno que raramente acontece, mas que, quando ocorre, se transforma em algo extremamente destruidor, devastador, que é o incêndio em veículo.

Retirar a obrigatoriedade do uso dos extintores, dá a ideia de que ganhamos algo, mas, na verdade, o que se configura é uma perda, um retrocesso, fazendo uma analogia de forma grosseira, é como se extinguissem o Corpo de Bombeiros, com o simples argumento de que as casas já possuem equipamentos de segurança contra incêndio.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 18/09/2015
Código do texto: T5386638
Classificação de conteúdo: seguro