"NÃO ME FAZ VERGONHA, BRASIL" Crônica de: Flávio Cavalcante

NÃO ME FAZ VERGONHA, BRASIL!

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Acho que está perdendo a graça de falar das coisas erradas desse país, mas esse gancho era tudo o que eu estava esperando para explodir uma revolta cada vez mais gigante. E acho também que essa revolta é a resposta que todo brasileiro gostaria de gritar e não tem oportunidades. O Detran do Rio de Janeiro é o foco da paulada nessa nota. Num país sério onde o cidadão é respeitado, um órgão público desse tipo existe exatamente para protege-lo de um grave acidente aplicando regras educacionais para trânsito e a multa serve realmente de penalidade como se fosse um castigo para não fazer novamente, para evitar graves acidentes. Lembrem-se que estou falando se fosse num país sério. Aqui nesse país recorde de piadas até em outros países, o Detran existe realmente, mas não no intuito de evitar acidentes, mas sim, de manobrar uma fábrica de dinheiro público encobrir as sacanagens de roubos dentro de um máfia fechada e perigosa e para repor os nossos cofres que essa palavra é apenas figurativa. Os cofres existem, mas dinheiro que é bom, some antes de chegar lá.

Aqui no Brasil a fábrica de multas viram até cota. Soube por fontes fidedignas que guardas de trânsito no país tem que prestar contas de seu trabalho para garantir seus empregos. Eles têm que obrigatoriamente voltar pro setor com uma quantidade de multas executadas, independente se houve a infração ou não. Quem não teve a experiência de levar uma multa em local por onde você nunca passou?

Eu mesmo fui vítima e não recebi a multa em casa. Eles não se deram o trabalho de usar os correios, me roubaram dentro do próprio Detran na villa militar do Rio de Janeiro. Extorquiram-me, me ameaçaram, me acuaram e tiveram a cara de pau de dizer em bom tom que ia reprovar o meu carro mesmo sabendo que estava tudo certinho. Paguei o que eles pediram e fui liberado logo em seguida. Nunca tinha passado por uma vergonha de tamanha magnitude.

Cada ano que passa é inventado um novo artifício para alimentar essa máquina de roubo do setor público. Uns, chegam até ser imbecis como o kit de primeiros socorros há alguns anos atrás. Quantas multas não aplicaram para alguns cidadãos que além de se preocupar em conduzir o veículos tinha que ter feito curso de enfermagem. Agora, extintores de incêndio não são mais necessário pelos condutores, O que no ano passado tive que voltar para comprar outro; pois os despreparados do setor na Villa Militar disseram que o extintor estava vazio e eu havia comprado na hora da famigerada vistoria. Aliás, é o único estado do país a fazer vistorias anuais é o estado do Rio de Janeiro. Mas uma forma de roubar descaradamente o bolso do cidadão que já não aguenta mais tanta atrocidade de extorsão, afim de arrecadar para os bolsos de alguns gatunos que alimentam uma máquina mafiosa de multas e infrações mesmo sabendo que em alguns casos chegam a ser motivos de piadas.

ISTO É MAIS UMA VERGONHA NO MEIO DE TANTAS.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 24/09/2015
Código do texto: T5393507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.