Pelo direito de beber cerveja sendo mulher

Cerveja no começo era ruim. Na primeira vez que bebi fiz uma cara mais feia do que na época que minha mãe empurrava brócolis goela abaixo em mim. Mas, como singela parte das coisas que levam um tempo para nos acostumarmos - e gostarmos -, a cerveja passou a ser parte das minhas saídas. Especialmente quando os drinks e destilados me davam dor de cabeça e náusea. Até que, definitivamente, o sabor amargo e salgado, que para muitos não atrai, me conquistou de vez.

Isso soaria comum à vista de algumas pessoas, mas só se eu não fosse mulher. Homens bebem cerveja. Bebem no boteco, na varanda de casa, na volta do mercado, na balada, no jantar de noivado do vizinho, na praça e no churrasco. Bebem como água. Já as mulheres não bebem cerveja. Quem quer que tenha dito isso, indubitavelmente é ignorante. Há quem diga, ainda, que mulheres que bebem cerveja querem roubar o "espaço do homem", ou que são duronas e machonas. E que seja. Se gostar de cerveja significa ser casca grossa, pois que seja. Quaisquer que sejam as tentativas de negar que mulheres gostam de cerveja são inválidas. É como aquela decadente história de que mulher gosta menos de sexo do que o homem. Se duvidar, a gente gosta muito mais de cerveja do que muito marmanjo por aí - e de sexo. Enfim, isso também acontece muitas vezes inconscientemente, em lugares onde a inferência é a que prevalece: chopp para o homem e suco/drink para a mulher. Suponho que essa ideia estereotipada e generalizada se dê por outra precursora, que é a de que mulheres são frágeis, delicadas e, por isso, devem preferir vodka, tequila ou bebidas leves e doces em geral à cerveja.

Na verdade, homens e mulheres que têm preconceito com a mulher que bebe cerveja com gosto devem muito à ela. A bebida foi desenvolvida pela mulher, na antiga Mesopotâmia. E, além de não levar crédito pela invenção da cerveja, ainda é colocada como produto desejável junto à bebida pelos comerciais. Estou farta de me deparar com publicidades machistas de cerveja sendo que eu sou consumidora. Garanto que um percentual considerável de mulheres que consomem também ficam insatisfeitas, para não dizer que ficam putas da cara. Mas, enquanto não mudam as condutas sexistas tão rapidamente quando queremos, engulamos mais esse sapo. E uma boa cerveja gelada também.