Eles tentam, mas a natureza resiste

Estou sentado a frente do meu computador e ao longe ouço canto de canários. Não é apenas um, são vários. São canários chamados belgas, mas isso não importa e me faz voltar a uma época, lá pelo final da década de 60 inicio da de 70, em que havia diversos tipos de passarinhos em Volta Redonda. Eram rouxinóis, pintassilgos, canários da terra, azulões, sábias, cardeais, rolinhas, can-can e logicamente o pardal, entre outros. Mas tirando o pardal – que é o único pássaro que pula, os demais andam - era ótimo poder ir ao horto da CSN aonde hoje é o Zoológico Municipal e ficar ali brincando, correndo, namorando e ouvindo os pássaros ao longe.

Hoje, quem procura ouvir estes canários não os encontra mais. Está certo que a cidade voltou a contar com alguns pássaros cantores, mas nunca será a mesma.

As causas são o desmatamento e a captura de diversos exemplares destas espécies pelo próprio homem.

Dia desses, passando por um determinado bairro da cidade que não vou contar nem morto, pude avistar um ninho de canários da terra com alguns filhotes. É a natureza resistindo. Na árvore de frente a minha casa apareceu um ninho de sabiá. Pena que a prefeitura foi fazer a poda da árvore e levou o ninho junto.

As vezes fico pensando se as minhas netas poderão ter a mesma felicidade que eu tive de ver pássaros livres e soltos embelezando a nossa cidade.

Honestamente, acho que isso só vai acontecer mesmo em vídeo, porque continuando o homem a fazer o que está fazendo com a natureza pouco ou nada irá sobrar! Tenho medo que aquele comercial de TV em que um beija-flor aparece e todos correm para vê-lo torne-se um dia real!

Fernando de Barros
Enviado por Fernando de Barros em 25/06/2007
Código do texto: T540186