Cada um em seu lugar

É bom que cada pessoa tenha um pouco de privacidade, e para que isso seja possível, faz-se necessário que cada um tenha seu próprio espaço. Tendo seu próprio espaço, a pessoa terá sua privacidade, e consequentemente, a sua liberdade.

Assim sendo, pensemos nos casos dos casais que têm mais de um filho. A não ser que os irmãos sejam muito próximos ou que haja questões econômicas ou de espaço, é aconselhável que os pais providenciem para que cada filho tenha seu próprio quarto, visto que seres humanos em formação necessitam de um espaço só deles onde possam se sentir livres para exercer a sua individualidade, podendo dizer que terão um lugar onde não serão incomodados.

Irmãos dividindo o mesmo quarto pode levar a brigas e desentendimentos, especialmente se eles tiverem personalidades muito distintos e, por consequência, gostos e interesses conflitantes. Como será para um irmão querer estudar enquanto o outro fica falando em voz alta ao celular? Também há os irmãos que são mais espaçosos, pegam os objetos dos outros sem pedir e gostam de provocar. Não é bom que o irmão possa ter seu quarto para estudar sem alguém ao seu lado conversando ao celular, poder fechar as suas coisas para o outro não mexer, receber seus amigos e ficar à vontade?

As pessoas são diferentes e algumas, por questão de temperamento, são mais reflexivas, necessitando passar um tempo sozinhas e, se não tiverem um lugar só para elas, acabarão por se sentir presas e mais isoladas por falta de liberdade e espaço. Portanto, os pais devem entender que seus filhos são seres únicos, com necessidades diferenciadas, tratando-os de acordo com as suas características individuais e garantindo que tenham liberdade e privacidade.