VOCÊ ASSISTIU CHILE E BRASIL? (COM ALGUMAS COJECTURAS).

16:h43min.

Confessamos que não totalmente. Acompanhamos alguns minutos do começo da partida, quanto voltamos a ligar a TV, estava quase no final do jogo, um a zero para o Chile, ainda tivemos o “desprazer” de ver o segundo gol e quase o terceiro.

Para muitos, o futebol brasileiro perdeu o motivação, após os 7x1 diante da Alemanha, caso nunca acontecido nas quartas definais de uma Copa. Ela, após 64 anos voltava a ser realizada em nosso país, na decisão de 50, - tínhamos oito anos - poucas lembranças guardamos, somente bem mais tarde, é que passamos a entender o “trauma” vividos, por aqueles que lotaram o Estádio do Maracanã, segundo uns o público passava de 200 mil pessoas, e como era natural foram para ver o Brasil pela primeira vez erguer a Taça e ser campeão do mundo, pois um simples empate serviria, pois tinha feito uma campanha “avassaladora”...

Quis o destino que isto não acontecesse. 64 anos depois, de muitas polêmicas e críticas, a presidente Dilma, se empenhou e foram construídos 12 estádios, embora a FIFA “exigisse” apenas oito; na ocasião, em nossos textos procuramos ver o lado bom de tudo isto; tudo levaria a crer que o “trauma” de 50 seria definitivamente “apagado”, ledo engano, não chegamos a decisão final, ficamos no meio do caminho, e aquilo que tinha tudo para ser uma festa da nação brasileira, acabou virando um triste vexame, que será difícil esquecer...

Diante de tudo isto, é natural este desinteresse de boa parte dos brasileiros; aliado a este contexto, está os escândalos da CBF e FIFA, no primeiro citado, o ex presidente está preso, o que não deixa de denegrir a imagem do esporte... Ao mesmo tempo se noticia que as vultosas vendas de vários craques está evolvida por sonegação de impostos...

O futebol, perdeu o seu o “encanto”, somos do tempo em que não havia torcida “organizada”, e nem a separação das mesmas; o adversário não era um “inimigo”, mas, sim, tão somente um “competidor”, se não houvesse ele não haveria a disputa...

Hoje, lamentavelmente, há a briga de torcidas, e o que é pior, com vítimas, geradas pelo fanatismo e a ignorância sem limites, isto está afastando as pessoas deste esporte; por muito tempo se apregoou esta falsa idéia: o Brasil o país do futebol, a priori, o público, - com raras exceções - tem se afastado dos estádios, aliado a isto a “toda poderosa”, impõe que os jogos de quarta feira comecem tão somente às 22 horas, após a novela...

Por ultimo, nos campeonatos europeus, o que vemos são os estádios completamente lotados, pois os ingressos foram totalmente vendidos antecipadamente... 17h25min.

É preciso mudar nossas “regras”, para não “matar” o nosso futebol... Curitiba, 09 de outubro de 2015 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/10/2015
Código do texto: T5409630
Classificação de conteúdo: seguro