Desculpaí, chefia

Segunda-feira, 8:44 da manhã, Ronaldo tenta esquivar-se por entre as mesas da repartição para escapar do fatídico encontro com Dr. Coelho, quando finalmente chega ao setor dos memorandos, ouve o soar das trombetas:

-Bonito, hein?! Atrasado de novo seu Ronaldo. Que houve desta vez?!?

-Trânsito, chefia. Trânsito...

-Mas nessa hora o trânsito nem tem engarrafamento!

-Uma... vaca.

-Uma vaca?

-Uma vaca.

-Onde?

-Na estrada.

-Mas Jesus amado!! a rodovia é quintuplicada Ronaldo, não tinha como desviar?

-É que eu tive que parar pra fazer uma prece.

-Pra vaca?!? Desde quando você é hindú?

-Eu recebi uma luz divina, agora sou um iniciado, inclusive eu vou lhe encaminhar uma petição para não trabalhar no sábado.

-Não trabalhar no sábado?

-É, minha religião não permite...

-Mas isso é adventista!!

-Ah... é mesmo, eu confundi, mas eu vou redecorar a mesa com uns incensos, uns afins...

-Negativo! Essa repartição é um lugar de respeito, não uma casa espiritual! E além do mais você já está tomando meu tempo, a sua mesa está abarrotada, mais ação e menos oratória, vamos trabalhar!!

-Olha, chefia, eu tô sentindo que o senhor tá carregado, vamos fazer uma meditaçãozinha, chega mais, tem um tapete em algum lugar por aqui, (Ronaldo corre os olhos pela sala) onde tá o miseravel?

-Basta!! Já para sua mesa! O senhor está... enchendo linguiça!! Eu... eu... vou ter um ataque!!

-Peraí, seu Coelho vamos fazer um descarrego se acalma aí...

-Descarrego, você não era hindú?!? Seu... mentecapto!

-É que a gente tem que se apegar com todo tipo de fé seu Coelho, agora canta comigo "Preto velho, é preto pai, ô laiá", vamo lá!

-Não vou cantar patavina de nada, e o senhor trate de sumir da minha frente!!

-Tá bom, tô descendo, se precisar eu fui buscar uns patuás.

-Vai no raio que o parta, já pra sua mesa!

Quarta-feira. 8:53 da manhã, Ronaldo repete o ritual de estratégia para evitar mais uma diatribe.

-Atrasado de novo! Porque não veio na terça?

-Meu avô faleceu, chefia...

-Mas é o terceiro avô que morre desde que você entrou nesta empresa!

-É que os outros dois eram de sangue, esse era de criação...