Momentos com o meu pai.

- Pepito, não entre na biblioteca que seu pai está lendo !

As vezes o aviso da minha mãe não fazia efeito, e bem devagar me atrevia a abrir a porta, e olhar para ele, sentado na sua poltrona preferida, absorto na leitura e como sempre, fumando calmamente, a longas tragadas que o faziam ficar em meio a uma névoa. Um homem sério e compenetrado, e eu nem percebia que ele ainda era bem jovem, pouco mais de trinta anos. Interrompia a leitura e sorria, me chamando para me mostrar as figuras das ricas encadernações, e a minha atenção se prendia as imagens dos cavaleiros.

- Papá, quem é este ? Por que ele está vestido com essa capa ? Como se chama ? E assim , cravava o meu pai de perguntas, fazendo a minha estadia naquele "santuário" de livros e fumaça. Meu pai sempre respondia a todas as perguntas, e parecia curtir a inesperada visita.

Na mesa a sua frente, uma caixa com tabaco e finos papéis de fumar, que ele preparava com muita prática, o cheiro do tabaco puro é diferente, se assemelha ao do cachimbo,ele não gostava dos maços industrializados, era muito seleto , e as vezes tomava uma "copa" de conhaque , tornando o ambiente único.

Meu pai trabalhava muito, sempre na área financeira, envolvido com cálculos e números, com um capricho de dar inveja, e era muito culto, de pouca fala, mas tinha prazer em me educar , e dispor de alguns instantes para os filhos. As vezes jogávamos bola no pátio , até as "monjas" baterem à porta, para coletar a contribuição do convento, atrapalhando o gol que certamente iria fazer. Apesar de não ser um homem religioso, sempre as atendia com educação e respeito, e lhes entregava a contribuição para os pobres.

As vezes meus pais colocavam discos na vitrola, e a minha mãe cantava junto com o artista, e dançava feliz, mas o meu pai só ouvia atento , como saboreando as canções, ele dizia que não sabia cantar e nem dançar, o que era uma verdade que não o aborrecia nem um pouco.

Estas pequenas lembranças são ainda da primeira infância, quando eu tinha por volta de cinco anos, e no meu álbum da vida, estão coladas algumas imagens dessa época, que aqui divido com os amigos do "Recanto".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 13/10/2015
Reeditado em 13/10/2015
Código do texto: T5413603
Classificação de conteúdo: seguro