Imundície

A cada dia que passa, fico mais indignado e envergonhado com a atitude sórdida de muitos brasileiros, já andei pelo país inteiro de norte a sul e vi o quanto o lixo e a sujeira estão de forma escancarada por todos os lados, imundiçando e, contaminando o solo, poluindo o meio ambiente e enfeiando nossas lindas paisagens, parece que estamos confundindo e achando que país pobre é sinônimo de país sujo, país imundo, país encardido.

Devemos também tomar cuidado para não relacionar a sujeira encontrada, às pessoas humildes e comunidades carentes, de um modo geral, tanto o rico como o pobre sujam, depende da consciência ambiental da pessoa, já vi muita sujeira sendo despejada no entorno de comunidades carentes em seus carrinhos de mão, mas, também já vi muito lixo sendo arremessado dos carrões importados de gente bacana. O problema não se encontra em um tipo de população, mas, nessa cultura atrasada do povo brasileiro em si, independentemente da classe social, mesmo que, na maioria das vezes, observamos as pessoas mais pobres jogando lixo num lugar qualquer, devemos nos ater, que na maioria das vezes, são empregados a mando dos patrões. Um dos exemplos mais notáveis de que sujeira não está intrinsecamente relacionada à pobreza, é o fato de que em algumas cidades do interior os moradores varrem a frente das suas casas, outra situação a ser observada é que os bairros mais chiques da cidade contam com um serviço de coleta de lixo e limpeza urbana bem eficientes, o mesmo não acontece nos bairros mais afastados do centro, portanto, devemos levar em consideração, diversos fatores para se chegar aos verdadeiros culpados pela sujeira exposta a céu aberto nos diversos cenários país afora.

É incontestável que o Estado também tenha a sua parcela de culpa nessas situações de descaso, falta de orientação, desinformação e abandono, mas, é primordial que a população também faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas, praças, rios e muito menos depredando o patrimônio público e o meio ambiente, pois, é muito fácil dizer que a cidade alagou por causa de bueiros entupidos, ou os rios assoreados. Quem os entupiu? Quem os assoreou? Quem danificou o patrimônio público para a cidade está feia e suja? Então, não basta ver o problema e procurar um culpado, devemos enxergar o todo por completo, não podemos também encontrar uma solução apenas, já que,o problema é complexo e merece várias reflexões, inclusive culturais.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 22/10/2015
Código do texto: T5423268
Classificação de conteúdo: seguro