SHAKIRA E A GLOBALIZAÇÃO

No início da carreira, a cantora colombiana Shakira era Era morena, com cabelo enrolado, simples; usava calça jeans, camisa xadrez e suspensório, empunhando um violão folk. Não era tão bonita assim, era até meio feinha. E foi desse jeito, cantando músicas simples e remixadas, que ela vendeu mais de um milhão de cópias no Brasil.

Mas aí, ela achou, ou acharam por ela, que devia ser dado um passo maior, rumo à um mercado mundial, e quando se fala em mercado mundial obviamente se está falando de Estado unidos.

Desde então ela foi mudando. Mudando. E mudou para o que hoje ela se tornou. Loira, de cabelos lisos, cantando em inglês, com produtores e letristas norte-americanos e atuando seminua e com coreografias sensuais, quase eróticas, em videoclipes super produzidos e dispendiosos.

E a globalização é isso, é a transformação, a transfiguração daquilo que originalmente é de um jeito e torna-se algo que se encaixe num padrão que pode ser aceito e integrado ao que já está estabelecido e deformado. Para muitos, ela progrediu, saiu de Barraquilla e ganhou o mundo, tornou-se uma estrela mundial, milionária e reconhecida.

De fato, Shakira cresceu, ganhou o mundo, ganhou dinheiro, fama e notoriedade. Mas ela teve que deixar de ser quem era física e artisticamente, e só assim ela conseguiu alcançar um lugar no fechado mercado americano. Ela se adaptou ao que eles queriam.

E qualquer um pode conseguir, desde que seja o que eles querem que seja, que faça o que eles querem se seja feito e que agradeça à oportunidade que lhe foi dada.

Cabe, então, a cada um achar se vale ou não a pena essa troca, essa transfiguração em busca de uma recompensa tentadora e talvez efêmera.

Será que talvez não fosse melhor, continuar sendo original e acrescentar esse tom pessoal e único ao todo, tornando-o mais interessante e diversificado, do que apenas se tornar mais um, igual a tantos outros, fazendo a mesma coisa, em troca das mesmas coisas, sem fazer história? Sem fazer a sua própria história?

Para mais textos:

espinhodagua.blogspot.com

Wilson Santos
Enviado por Wilson Santos em 26/10/2015
Código do texto: T5427766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.