Família

O que é uma família senão uma absolvição recíproca, tácita, que se prolonga no tempo? O que passa, não passa, tudo fica. A vida se desabrocha ao toque de quem sabe amar e quer ser amado. O coração encontra o porto seguro e nele ancora com a certeza de que a importância reside no desafio de se fazer amar e crescer. Os elos se configuram num desenho firme e, aos poucos, surgem os frutos da árvore da vida.

A ligação que se estabelece cria um universo alimentado por uma fonte constante de alegria e de deveres. Embora tarefas complexas se acumulem, um aprendizado permanente desperta a habilidade de harmonizar tudo, de dividir e de multiplicar. Ergue-se, então, uma muralha que dá a sensação de segurança.

Um livro reúne longas histórias, reúne poemas, reúne conhecimentos e teorias, reúne leis; uma família reúne vidas, reúne sonhos, afetos, promessas. Nela se criam emoções, criam-se versos em cada dia vivido.

Ela escreve uma história que fica registrada nas páginas do grande livro que Deus coloca à nossa disposição. Viver é saber que cada momento é um poema.

O autor Francisco Azevedo, em seu valioso livro "Arroz de Palma", assim se expressa com sabedoria e delicadeza: "Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema... Não é para qualquer um. Súbito, feito um milagre, a família está servida. Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia".

O milagre acontece, mesmo sem receita, mesmo na improvisação. O que vale é que a família é a síntese de nossos valores, desejos e tradições. Nela aprendemos a arte de viver e de conviver, como alunos de uma escola que nunca tem férias. A vida é passada a limpo todos os dias, o que mostra que é preciso estar sempre em dia com os deveres e com as responsabilidades de cada momento.

Lindita
Enviado por Lindita em 02/11/2015
Reeditado em 02/11/2015
Código do texto: T5435669
Classificação de conteúdo: seguro