Há amores...

Demora para a gente entender, mas amor é plurisignificativo - essa palavra não existe, mas você aí estava achando que isso de amor ser vários também não existia. O amor têm significâncias que só cabem no peito, logo, não cabe às palavras a difícil tarefa de decifra-lo. E a gente tem tanto dessa mania de inventar caminhos que possam deixar claro o lugar do amor no mundo, ou de querer encaixa-lo nas caixinhas de explicações, ou de rotular atitudes e consagra-las em nome dele. Mas amor é simplesmente uma palavra que não dá a chance de outras descreve-la. Ainda assim, ele consegue ser onipresente.

Há o amor pelo nosso teto, que sob ele mora a mãe, o pai, os irmãos e os avós. Nenhum deles precisa ter seu sangue, mas moram com você e, mais que isso, moram em você. Aliás, há o amor pela nossa casa, pelo nosso corpo, pela nossa alma. Esta casa é o corpo que habitamos e ama-lo implica em nos sentirmos confortáveis nele, sendo quem somos. Implica em amarmos a nós mesmos. Valorizar nossas raízes, regar o espírito e cultivar as experiências. Há também o amor pelo nosso lar. E lar é tão subjetivo. Pode ser uma pessoa, um lugar, um hábito, uma música, um gesto. Um gesto-aconchego, como diria uma pessoa especial que conheço. Mas essencialmente aquilo que trás pacificidade, calmaria, conforto. Amor é moradia.

Dentre os boatos, mitos e contos que protagonizam o amor, uma das verdades que sei é que pormenoriza-lo pode ser perigoso. Porque para cada um ele chega de um jeito. Às vezes, se apresenta gentilmente, permanece na nossa casa, no nosso quarto e nos faz bem. Outras nos sorri e depois nos abandona, como inquilino, ou invade nossa casa e nos rouba pertences, nos rouba a alegria. Aí é difícil acreditar que ele, como nós, também pode ser bom. Mas isso só as vivências podem comprovar. E é preciso deixar as portas abertas. Quando o amor é demonstrado, pouco importa a maneira como se faz. As pessoas têm formas diferentes de deixar saber. Só espero que, se nos detalhes ele estiver, que nos detalhes ele seja visto. E compartilhado.