ENCANTO OU DESENCANTO

Cada idade tem o seu encanto. Conversei com uma amiga de quarenta e poucos anos a respeito deste assunto. Talvez tenha ela na família algum idoso passando por dificuldades e senti que ela tinha grandes preocupações com a velhice. Ela perguntou-me: - Qual é o encanto de ser velho? Fiquei calado para não debater o assunto que a incomodava muito.

O fato chamou a minha atenção.

Em qual momento na terceira idade a vida recomeça?

Para tristeza dos pessimistas e para a minha alegria, descobri que o recomeço se dá quanto nos tornamos mais “egoístas” e ensimesmados. Este egoísmo brando é a maneira de dizer que o foco passa a ser em nós mesmos. E deve ser reforçado a cada dia.

Sobrevivemos a tantas vicissitudes e o tempo implacável nos deixou marcas. Está mais do que na hora de usufruir o melhor.

Vislumbramos logo ali na frente o Grande Portal. Temos a certeza agora, que não há mais recuo. Ele é real e estamos na reta de chegada.

Só nos resta desfrutar dos pequenos prazeres que estão no caminho, pois, de grandes prazeres a nossa vida pregressa esteve repleta.

É hora de colocar a retórica filosófica em prática.

Teremos alguns espinhos pela frente, mas nossa carcaça calejada não sentirá o seu fincar. Lidaremos com a rejeição até dos nossos contemporâneos e ouviremos muitos conselhos pela frente. Nada deverá nos afetar.

Não há tempo para consertar alguns comportamentos, pois somos o que somos. Velhos não mudam, realçam a sua maneira de ser.

Não fazer o que não gostamos será a nossa cartilha.

As coisas simples serão o nosso tesouro.

As contas a ajustar serão com nós mesmos.

Os filhos também vencerão, assim como nós vencemos. Não há o que se preocupar.

Curtiremos nossos filhos e netos, mas não viveremos a vida deles, pois a nossa velhice tem prioridade.

Trilharemos sozinhos sem o peso da culpa e não nos descartaremos. É justo.

Se os belos jovens já não nos querem mais por causa da nossa aparência envelhecida, não esquentem. Sempre haverá um velho ou uma velha querendo, pois velho gosta de companhia.

Dar uma caminhada na praia; tomar um chimarrão juntos; jogar conversa fora; dançar um vanerão e alcançar os remédios.

Quer coisa melhor que isto?