Sobre projeções e expectativas

Como é difícil a gente olhar para o outro sem prospectar nele a imagem que a gente inventou para ele ser. Sem enxergar as expectativas que criou. Sem enxergar o personagem que meticulosamente inventou para ele seguir. Como é difícil enxergar o outro como ele realmente é, despido de nossas fantasias, de nossos julgamentos, de nossas vontades.

Como é difícil entender que o outro não tem a obrigação de ser como gostaríamos que ele fosse. Que as expectativas que criamos são um problemas só nosso e ninguém tem o dever de cumpri-las, de satisfazê-las por nós. Como é difícil entender que ninguém nesse mundo é perfeito...

Vivemos projetando no outro os nossos desejos. Julgando, pesando, medindo... tentando fazer o outro caber no nosso sonho. Querendo que ele seja sempre melhor. Que seja mais romântico, mais organizado, mais carinhoso, mais cuidadoso, mais atencioso; menos calado, menos parado, menos desleixado, menos estabanado.... como se fossemos mais em tudo e tivéssemos menos defeitos que ele... como se fossemos perfeitos...

Como é difícil aceitar o outro como el é e se aceitar também. Crescer junto. Saber se relacionar. Como é difícil parar de projetar no outro o que se quer conseguimos encontrar por nós mesmos, em nós mesmos.

MAMagni
Enviado por MAMagni em 11/11/2015
Código do texto: T5445778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.