"NO RELAXAR DO SONO" Crônica de: Flávio Cavalcante

NO RELAXAR DO SONO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Quantas vezes nós dormimos a noite toda e quando acordamos parece que ficamos mais cansados ainda? O sono parece mais profundo que o normal e ao invés de um relax total do corpo, quando acordamos temos a sensação de que trabalhamos á noite toda.

O que acontece com o nosso espírito quando estamos nesse patamar do sono? Por que sentimos a necessidade de dormir todos os dias?

Perguntas como estas e outras, seguidas de muitos mistérios, provam que ninguém conhece o ser humano á fundo.

Segundo alguns pesquisadores, o nosso corpo precisa de energia para termos acessibilidade no mundo da matéria. Temos no nosso interior baterias que são recarregáveis e é exatamente quando dormirmos que este dispositivo é acionado e tem um tempo exato para a carga está com completa. Segundo alguns especialistas temos que ter no mínimo oito horas dormindo para esta carga está totalmente completa.

Tantas interrogações fazemos a respeito do simples ato de dormir que muitas dessas dúvidas geram discussões em palestras e alguns debates sobre o tema.

O ato de dormir é uma necessidade do corpo para reabastecer as energias. Isto não quer dizer que dormindo bastante suas baterias vão ser carregadas. Muitas vezes dormimos em sono profundo e quando acordamos parece que estamos mais cansados que antes. Mente e corpo tem que estar em sintonia. O corpo pode estar precisando de um descanso, mas se a mente também cansada estiver fora de órbita acontece exatamente isso. Essa sensação de estar cansado.

Cada organismo reage de maneira diferente um do outro no estado físico entre corpo e mente. Tem pessoas que não conseguem descansar se a mente estiver preocupada com alguém ou alguma coisa.

Comigo acontece umas coisas estranhas. Pessoas que já dormiram do meu lado perceberam que acontecem coisas quando eu estou dormindo que são inexplicáveis. Dizem que eu chego num estágio profundo do sono que eu começo a falar coisas incompreensíveis. Já houve casos de até parar de respirar por alguns segundos e quando retorno vem uma sensação de desespero num respirar profundo. Tudo isso alguém já me falou.

Nesse caso é aconselhável procurar um especialista. Estes sintomas podem indicar a apneia do sono e se trata de uma enfermidade que merece ter cuidados especiais. Já houve caso de óbitos com pessoas que foram dormir naturalmente é não acordaram mais. Pessoas com tendências para apneia tem muitas reações estranhas, uma delas é acordar no susto tento a sensação de estar caindo de um precipício.

Existem pessoas que sofrem com a insônia. Outra reação do organismo que ocorre quando o corpo e a mente estão desalinhados. Muitos vivem à base de remédios controlados. Conheci um determinado cidadão que a noite por causa da insônia ele ficava procurando o que fazer já que todos da casa estavam dormindo. Ele abancava o seu carro e ia fazer plantão nas capelas dos cemitérios para passar o tempo. Segundo ele ali era certo encontrar pelo menos algumas almas vivas onde ele pudesse jogar conversa fora.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 16/11/2015
Código do texto: T5450750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.