A boneca da vitrine

Às vezes você passa por lugares e nem lembra depois o que viu ou o que fez. Costumo dizer que estamos cada vez mais fazendo isso. Estamos cada vez mais no automático. Eu também sou assim. Felizmente algumas vezes me dou conta e tento fugir disso. Olhar em volta o mundo em que vivo e perceber as coisas que merecem ser percebidas. Ocasionalmente isso pode ser um bom exercício de percepção. Você passa a ver melhor como as pessoas e a vida funciona. Vale a pena.

Outro dia estava eu em meu ônibus, olhando pela janela quando este parou em um sinal vermelho. Assim tive tempo para ver uma cena que sinceramente me fez pensar. Em frente a uma loja de brinquedos havia uma menina parada fitando diretamente uma boneca. A boneca, pelo que pude perceber, era grande com vestido rosa e vinha em uma caixa cheia de apetrechos que a tornava mais bonita e praticamente fazia qualquer menina daquela idade querer tê-la.

Pois bem, tive eu que fazer algo que ninguém deveria fazer, mas que era quase impossível de não se fazer naquele momento. Julguei que, pelas roupas simples que vestia, a menina não poderia comprar aquela boneca, já que uma daquelas costumam ter seu valor absurdamente caro. Sim não devemos julgar, mas aquilo estava na cara. Então uma pergunta me veio à mente, e eu irei compartilhá-la com você leitor deste texto:

Quem comprará a boneca à menina que olha a vitrine?

Sinceramente eu não sei. Mas aquilo me incomodou durante dias.

Veja bem, eu venho de uma família humilde. Minha mãe costumava a me contar coisas sobre sua infância e de como as coisas eram difíceis em sua época. Tive sorte, de certa forma, pois não passei pelas mesmas dificuldades que ela. Graças aos meus pais tive a oportunidade de ter tudo aquilo que precisei, e se por acaso não tive alguma coisa, com certeza é algo irrelevante. Mas e a menina? Será que um dia ela vai crescer, estudar, trabalhar e conseguir que seus filhos tenham as oportunidades que ela não teve quando criança?

Essas coisas são tão banais e irrelevantes que não nos damos conta, mas o mundo não gira só em torno da gente. Eu tive a chance que minha mãe ou meu pai não tiveram. A menina pode não ter. Acontece que em um país tão desigual como o nosso, algumas pessoas acham que estão destinadas ao fracasso desde suas gerações passadas. Nunca serão, pois ninguém foi.

Isso não é verdade.

Você pode fazer a roda girar ao contrário e mudar seu próprio destino. As coisas não serão fáceis e a vida não poupará esforços para te fazer desistir. Acontece que tudo que você conquista com dificuldade tem um gosto especial. A vitória exige sacrifícios e para vencermos na vida nós devemos continuar sempre. Talvez a menina consiga comprar a boneca enfim, um dia. E a coloque guardada em algum lugar de sua casa só para lembra-la que teve a chance de mudar aquilo que fora predestinada a ser.