O tempo e as escolhas

Às vezes eu fico sentado lembrando de como eu era quando criança e adolescente, e sinceramente, me bate um arrependimento. E acho que isso acontece com todos. Todo mundo tem vergonha do que era ou fez no passado. Lembro-me que, quando estudava na sexta série, fiz uma promessa a uma grande amiga, que era na verdade minha grande paixão. Prometemos que dez anos após aquele dia nós nos encontraríamos e iriamos descobrir o que havíamos nos tornado. Não lembro ao certo o dia, mas o tempo passou e eu não fui no lugar combinado quando a possível data chegou.

É que quando eu tinha lá meus 12 anos eu tinha certeza do que eu iria fazer. Queria ser advogado. Meu pai queria na verdade, eu apenas seguia o que ele dizia. Era visto por todos como um garoto diferenciado por ser tão jovem e já saber o que queria para seu futuro. Mas ainda era, acima de tudo, apenas um garoto. E como todo garoto não fazia ideia de quantas vezes minha mente iria mudar.

Desde então fiz tantas coisas, pensei em tantas possibilidades e mudei tanto os gostos sobre minha vida que aquele garoto da sexta série não iria me reconhecer se me visse na rua. Talvez pela aparência, pois sempre me achei o mesmo neste quesito desde aquela época. Mas o futuro não é o que eu esperava que fosse. Achei que as coisas fossem mais fáceis e as decisões fossem precisas e imutáveis. Também acreditava que iria encontrar uma garota certa. Alguém que não me decepcionaria e que me faria feliz como eu não era. Se com esse texto eu fosse capaz de romper as barreiras do tempo e pudesse dizer a verdade aquele garoto, bem, então eu teria que falar algumas verdades a ele. Aqui vão algumas delas:

Você vai se apaixonar mais de uma vez. Sim. Às vezes por pessoas diferentes, outrora você vai se apaixonar pela mesma pessoa. E vai se magoar. E isso vai acontecer até você perceber que a felicidade tem de estar onde você estiver. Até que seja feliz sozinho, não conseguirá ser feliz com ninguém.

Nenhuma decisão vai ser fácil e tudo que planejar irá fracassar. Mas não se precipite a vida faz isso para que você persista e continue até conseguir.

Sua mente irá mudar de opinião e você passará a pensar diferente com o passar do tempo. Não tenha medo disso. Admitir que está errado é melhor coisa para alguém evoluir e aprender na vida.

O tempo só lhe fará bem. As coisas que aprendeu e as pessoas que conheceu você levará consigo pelo resto de sua vida.

Não faça um milhão de amizades. Consiga amigos o suficiente para contar nos dedos e saberá que encontrou pessoas que se importam com você de verdade.

São tantas coisas a contar, tanta informação que não conseguiria faze-lo sem gastar páginas e páginas. Mas acho que aquele jovem aprenderá tudo isso com o tempo. E a garota que prometi encontrar gostaria de pedir minhas sinceras desculpas. Eu não tive a chance de te contar mas me tornei alguém de que tenho orgulho. Não um advogado rico e bem sucedido, mas alguém que adora o que faz, e faz de forma tão natural, que não precisa de dinheiro algum para ser feliz. Assim sou eu, um homem simples, mas que tem orgulho e entende aquilo que faz e acredita. Acho que no final das contas ele deve ficar feliz com o que irá se tornar.