Se minhas calças falassem

Ah as redes sociais. Elas são sem dúvida a nova internet. Você praticamente não precisa procurar mais por nada. As coisas são dadas a você de uma forma tão automática que, mesmo sem perceber, você já sabe quem fez o que e quem fez nada. Impressionante.

Mas tem uma mania que as redes sociais criaram que me irrita um pouco. Sim eu sou um chato, e daí? Eu não pretendo publicar textão, e nem vou comentar diretamente às pessoas, pois minha educação não me permitiria. Mas aqui sinto que posso me confessar. Eu odeio as legendas que as pessoas põe em suas fotos. Odeio. E esse ódio não é à toa, creio eu.

Esse ódio de que falo não é nem pelas fotos em si, mas sim pelos donos delas não entenderem o que estão fazendo. Então terei eu de ajuda-los nisso.

Moça você pode até postar suas fotos em frente ao espelho, mostrando aquela calça jeans nova que dá aquela empinada no bumbum, mas por favor, poderia me explicar uma simples questão: O quê Erico Verissimo tem a ver com isso?

Ou quem sabe Clarice Lispector, talvez Caio Fernando de Abreu. Não importa. Ao invés de usar a legenda “Olha minha calça nova como é bonita”, você usa “O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença”. O que? Como assim? Quer dizer que aquela foto está dizendo isso aí?

Pra não dizer que não falei de homens, saiba que eles também fazem isso, isso quando fazem. Creio que o conhecimento masculino é um pouco limitado nesse sentido. Costumam usar mais frases de músicas do que livros. Aliás os homens tem um outro hábito irritante. Eles acham que vão para à academia salvar crianças órfãs de algum prédio em chamas. Ou quem sabe vão para um retiro espiritual refletir sobre sua existência? Sim, porque se você vai só fazer supino, então não tem porque legendar sua foto como se fosse um médico que vai para o meio da África Central, enfrentar todas as dificuldades possíveis para salvar vidas. Você só está fazendo supino.

Eu poderia dizer que fiz uma grande pesquisa, mas não, fui somente vendo minha linha do tempo no Facebook. Aliás tenho certeza que o tio Zuckerberg tem essa mesma dúvida que eu, por isso, não acho que esteja falando asneiras.

As frases e seus “pseudo donos” infestam as redes sem ao menos nos dar conta de quem é o real escritor por trás daquilo. Tudo bem não vou entrar nessa questão, mas se você não sabe o que diz, então, nada sabe. E pior, corre o risco de ser mal interpretado. Então seja mais simples e mais óbvio. Crie legendas engraçadas, mas não fale daquilo que não sabe. Até porque tenho certeza que a coitada da Clarice Lispector não planejava que passaria horas e horas escrevendo para ter uma frase sua em alguma foto onde alguém está de biquíni fazendo biquinho em frente ao espelho.

Seja mais verdadeiro, mais dinâmico. Crie suas próprias legendas. Um bom exercício de criatividade de vez em quando não dói e aliás ajuda bastante. Não seja superficial. Fale de coisas que sabe, e se não sabe, aprenda. E por favor respeite o propósito daqueles que dedicaram tanto tempo a fazer aquilo que amavam.