ATOS FORAM COMEMORADOS

Em Colégio Antonio Conselheiro, à noite de sexta-feira, 02 de Outubro de 2015, na cidade de Uauá Ba, ocorreu o primeiro ato celebrativo com falações, cânticos e cantorias , pelos , membros do Movimento Popular E Histórico de Canudos, que realizou dentro da Igreja Católica do Pov. de Bendegó, onde discutiram a conclusão dos temas de 2014, política da humanidade e política oficial. A terceira e última parte referia-se à Freira Irmã Dulce, no papel de Rosa Guimarães e Antonio Guimarães Neto, como personagem imitava Antonio Conselheiro. A margem do Açude de Cocorobó , fizeram reflexões, poucos participantes, inclusive Enoque José de Oliveira e outros seguidores. Naquele ensolarado sábado 03 de Outubro de 2015, quando completava-se a 32ª Celebração pelos Mártires de Canudos. O local Alto do Beatinho, e podemos ver expostas as Pontes e partes das ruínas da Igreja de Santo Antonio, do 2º Arraial de Canudos.

Houve comparação, entre dois personagens diferentes, na 32ª Celebração popular, sobre Antonio Conselheiro e Irmã Dulce, por isso essas comparações históricas, feitas dentro dos temas: por Enoque Oliveira, tendo diferentes visões, ou seja Antonio Conselheiro foi mas defensor do povo desastido do Sertão remoto das últimas décadas do século XIX.

Irmã Dulce, era uma defensora do trabalho social e religiosa da Igreja Católica, enquanto o Conselheiro rezava e peregrinava pelos Sertões. Mais sofreu perseguições dos poderes dominantes que eram aliados aos abastados.

Neste sábado, 31 de Outubro de 2015, completa-se os 81 anos da Festa de Todos os Santos, em Monte Santo, no Sertão baiano.

As Praças Mons. Berenguer e profº Salgado, ficaram tomadas por Barracas cheias de mercadorias, e os seus vendedores de cidades regionais.

Na rua Senhor dos Passos, de acesso ao caminho da Igreja de Santa Cruz, vendiam imagens de Santos, roupas, quadros e bijuterias. E tudo que referiam a festa religiosa, de Camisas com fotos impressas, das imagens da Santa Cruz.

A Festa de Todos os Santos, nos 81 anos, ocorrida a tarde e à noite DE 31 DE Outubro de 2015, atraiu Romeiros e turistas que vieram de cidades e de outros Estados vizinhos.

Bandas de Pífanos e os seus tocadores a tarde , subiram a Serra do Piquaraçá. E quero lembrar que à noite de 31 de Outubro, aconteceram os Shows, com a Bandas e teve a participação da Banda do Vocalista Bel Marques de Salvador Ba.

No domingo, 01 de Novembro de 2015, completou os 230 anos da chegada aqui do Frei Apolônio de Tody, a vila do Piquaraçá, hoje Monte Santo.

No dia 19 deste mês de Novembro de 2015, completou os 150 anos de nascimento do cordelista Leandro Gomes de Barros, o primeiro sem o segundo, estive em seu município Pombal PB, no dia 29 de Dezembro de 2014, por isto façam boas leituras leitores virtuais.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 24/11/2015
Código do texto: T5459226
Classificação de conteúdo: seguro