A louça suja do Brasil

Hoje pela manhã levantei-me cedo e dei de cara com uma pia completamente cheia de louça suja. Andei um pouco pela casa e notei que estava sozinho. Só então percebi o que teria de fazer, eu deveria encarar, era meu destino.

Aquela louça deu-me trabalho, tenho de admitir. Assim que terminei tratei logo de pegar uma xícara de café e voltei à frente do computador, onde, para minha alegria, estava rolando um debate, muito bem planejado pela página quebrando tabu, que colocava assuntos tratados normalmente como louça suja por nossos políticos. Acontece que essa louça ninguém quer lavar.

Estavam ali reunidos três políticos, um ator e um médico. Se possível por curiosidade procure e você verá de quem estou falando. Não eu não vou dizer quem eram eles porque irei focar-me apenas no essencial. A louça que eles estavam tentando encarar.

O debate foi sensacional, diga-se de passagem. Temas como a descriminalização das drogas, a maioridade penal, o fato de um presidente da câmara dos deputados estar envolvido em supostos crimes, dentre outros temas muito bem abordados e discutidos. Não pretendo discutir a fundo cada um destes, até porque, não é sobre isso que eu pretendo falar.

O que mais me chamou atenção nisto tudo é que, em algum momento, os dois deputados ali presentes concordaram em uma observação. Quando se fala neste tipo de tema, os deputados da câmara simplesmente não ouvem. Sério, eles literalmente contam o tempo de quem está tentando explicar e votam sem se importar. Votam como bem os convém. Isso é preocupante.

Nossos representantes não estão nem aí para qualquer um destes assuntos. Essa louça que fique para algum outro idiota lavar, não eu. A quantas anda nossa política? Outra coisa que me assustou foi quando o tema “maioridade penal” entrou em pauta. O fato deles serem contra, e diga-se de passagem eu também, não me deixou desconfortável. O que me fez dar um pulo da cadeira foi saber que, segundo um dos deputados no debate disse, os representantes mais conservadores, apenas expuseram, em sessão da câmara que abordou o tema, aquilo que a mídia colocava como crimes banais sendo cometidos por menores. Não houve nenhum tipo de aprofundamento sobre o tema nem nada do tipo. Não houve reflexão sobre as universidades do crime que são nossas cadeias, nem sobre como o aumento da criminalidade iria crescer de forma significante. Nada, só o que os convém.

Essa política é feita de forma totalmente desorganizada e somente discute aquilo que interessa a eles. Ainda há esperança, os três políticos que estavam ali demonstram isso, que ainda há chance para o debate no lugar mais importante onde deveriam se debater esse tipo de assunto. Mas são três. Somente um deles é Deputado atuante. Uma única andorinha no meio de tantos gaviões.

A minha louça eu lavei, mas e a louça do Brasil quem lavará? Quem estará disposto a deixar de lado a politicagem e discutir o que interessa a nós, população brasileira, que colocamos eles lá? Mais cedo ou mais tarde alguém vai ter de encarar a pia brasileira. Mais cedo ou mais tarde nós teremos que julgar esses assuntos. Espero que não seja tão tarde.