AS DUAS TRAGÉDIAS BRASILEIRAS.
 
Nenhum brasileiro de sã consciência,neste momento, ignora que o País vive dois acontecimentos trágicos e pode ficar indiferente aos fatos.
O primeiro foi a derruída  barragem,na cidade de Mariana de material mineral pesado com lodo,barro e água barrenta atingindo um povoado,destruindo vidas humanas, casas,plantações,animais,riqueza acumulada e patrimônio inesgotável de gente humilde e de poderosos indistintamente,alcançando rios caudalosos,  flora e fauna de dois Estados brasileiros,em Minas Gerais e Espírito Santo. A recuperação do fenômeno pode não se dar pelas graves conseqüências ambientais,diretas e indiretas.
Uma calamidade anunciada e prevista,conforme se lê nos noticiários.Irresponsabilidade e desrespeito ao povo e à nação.
Mas não importava nem a empresa exploradora de minérios, a tal Samarco,(concessionária)muito menos a quem recebia seus melhores produtos extraídos de Mariana, a Companhia Vale do Rio Doce.(estatal)
Por outro,nada importa ao Congresso Nacional que há anos dorme nas gavetas projeto que iria dar mais segurança a extração das riquezas nacionais,eis que tais produtos são finitos e esgotáveis. Nesse mesmo projeto o reestudo de barragens seria revista pelos parlamentares... mas cá entre nós, a quem interessaria que tal procedimento fosse adiante e incomodasse uma poderosa estatal que imensamente dá lucros ao País e suas concessionárias,não importando como??
Natural que o projeto tivesse mesmo o “sono dos justos” numa gaveta no Congresso,pois não se tratava de aumento do vencimento de parlamentares,nem mesmo qualquer outro semelhante de interesse dos políticos e da população.O que se nota na classe política e o hoje e o agora, com o melhor imediatismo.    
Sabido é que os ciclos extrativistas brasileiros ou em qualquer lugar do mundo acabam. Aí vem a miséria, a desgraça, os desvalidos, a ausência de retorno de valores e de dinheiro do comprador desses produtos.
Outra miséria,desvalia,ausência de valores ocorreu com extrema gravidade foi a prisão de um Senador,em pleno exercício do mandato, pelo grave crime de formação de quadrilha.Pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL A PEDIDO DO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA!!!
Esse infeliz (não vou dizer seu Partido,embora líder do governo) –pelo que se sabe- tramava com advogado,banqueiro,um ex-diretor da Petrobrás,ora preso e condenado, um feito cinematográfico,ou seja a fuga do que alguns chamam de Serveró,outros de “zoínho”,para o Paraguai,após este tentar conseguir a prisão domiciliar e de lá num Falcon-50, de grande autonomia, chegar à Espanha, onde o “zoínho” é cidadão onde cantam e dançam com castanholas... *(Quem gosta de falar “zoínho” é o Geraldo Jabour)
Mas –como a Polícia Federal e a Procuradoria da República- com melhor “know how” internalizou-se contra as tramóias do crime em todos os níveis, antes das castanholas tocarem,ao “zoínho”- o senador foi literalmente “grampeado” e gravado em sua trama pixotesca,eis que está-segundo já se apura- com o “rabo preso”(envolvido) na malsinada compra da refinaria de Pasadena,no Estado do Texas,EUA, quando em artigos passados já dizia eu era uma “refinaria podre”- ou seja não valia nada e pagamos um absurdo em dólar,subfaturada com propinas,  propinas e mais propinas.
Cerca de só 60 políticos do Congresso Nacional brasileiro e adjacências serão envolvidos nessa chamada OPERAÇÃO LAVA JATO.
Como está chegando o verão a OPERAÇÃO LAVA JATO  vai ter muita água para dar continuidade aos trabalhos.
Assim esperamos.