Como pescar peixes grandes?

Num país como o Brasil o mar de lama é constante e está aí há muito tempo. Não estou falando do mar de lama da Sanmarco, aquele que destruiu o Rio Doce, varreu a cidade de Mariana inteira e foi matando fauna e flora até finalmente adentrar ao mar. Não, mas poderia facilmente encaixa-lo aqui. Afinal de contas é sabido que a Sanmarco foi grande doadora de partidos políticos ligados ao governo que está atualmente no poder. Dessa vez a lama também é literal.

Mas em mar de lama fica difícil você pegar os “peixes grandes”. Prende-los então é muito mais complicado. Nessa semana houve a prisão de um peixe enorme. Mais precisamente um senador da república. Nunca houve tal feito neste país. Ninguém sabia que era possível. Parece até história de pescador. Mas não é, e isso é um fato que devemos comemorar.

Houve um tempo em que esses peixes nadavam livremente por aí fazendo o que bem entendem. Roubavam, riam e não se importavam. Tinham muito poder por trás para ter de se preocupar. Agora as coisas estão diferentes.

Sinto que os órgãos públicos estão finalmente descobrindo o poder que tem. A polícia federal, o ministério público, todos estes, parecem que acabaram de descobrir que podem fazer justiça. A real justiça. Aquela que diziam ser feita para ricos e pobres, classe média ou baixa. Isso mais parecia lenda, agora já não mais.

Sei que nem tudo é perfeito e as coisas ainda estão devagar. Ainda temos o presidente da câmara sendo investigado. Ainda temos partidos populistas que justificam seus atos de corrupção e pondo a culpa nos outros partidos. As coisas ainda não são boas, mas podem melhorar. Pelo menos é o que devemos acreditar.

Sim o governo anterior roubou também. Fez muito e pode até ter feito mais, mas acabou. Nós tínhamos de começar a fazer diferente. E nós temos de continuar. Não dá pra justificar erro colocando a culpa no passado e continuar roubando. Chega.

É tempo de comemorar sim, prisões e investigações, por que antes não tínhamos nada disso. Sejamos solidários com quem está tentando dar um novo rumo a nosso deficiente sistema.

Acordamos? Talvez um pouco lentos, ainda coçando os olhos, com cara de sonolentos, mas já é alguma coisa. Prova que ainda podemos vencer no fim. Os grandes devem entender que não são mais tão grandes assim. Que se cometerem algum crime, irão para cadeia, bem como qualquer um iria.

A Sanmarco eu sinceramente não sei se terá a punição que deveria. Espero que sim. Mas o mar de lama do Brasil demonstra ainda ter solução. É só jogar o anzol certo e você terá pescado os grandes, os pequenos, quem quer que sejam. Mas que haja justiça para tantos peixes que estão por aí e ainda serão pescados.