Ninguém é melhor ou pior

Ouço muitas afirmações do tipo: "Judeu só gosta de outro judeu"; "europeu não suporta estrangeiro" e "americanos se acham superiores ao resto do mundo". Como consequência, eu me pergunto: "Será que todas as culturas e/ou religiões diferentes são ruins?"; "Será que o fato de alguém pertencer a uma determinada cultura já o torna ruim?".

E eu penso em todas as pessoas distribuídas pelo mundo, imaginando-as como seres que sonham, esperam viver em paz, têm medos e esperanças. Por que devo olhar para alguém com desconfiança por ser isso ou aquilo, já que estou vendo apenas uma parte dessa pessoa, mas não ela toda? Não estou vendo seus sentimentos, anseios e aspirações. E, por olhar aquela pessoa com preconceitos, ponho uma barreira invisível entre mim e ela. Barreira que levará a desentendimentos e sofrimentos.

Talvez a pessoa aja de forma simpática comigo, porque pode ser que ela acredite que, se as pessoas se abrirem e se olharem além das diferenças, haverá caminho para compreensão e solidariedade. Mas eu, com minha atitude rude e discriminatória, vedo qualquer oportunidade de entendimento entre aquela pessoa e eu.

Como consequência, perco a chance de conhecer melhor o mundo e as pessoas. E aquela pessoa perde a chance de mostrar que não é melhor ou pior do que eu. É apenas uma pessoa, com sua própria história de vida, crenças e valores.