Fim de semana

Sinto que essa semana começou um pouco ruim para alguns e boa para outros. É a vida. Esse final de semana tive a chance de participar de um experimento social que fez-me aprender coisas novas. Eu adoro aprender coisas novas. É sempre muito bom adquirir conhecimento, ainda mais pessoalmente. Eu vi algumas coisas e consegui facilmente entender que essa semana não vai ser fácil para alguns.

É que a bebida revela aquilo que nós guardamos nos mais escondidos lugares da nossa mente e traz à tona aquele lado que insistimos em guardar. Mas a bebida também ensina. Confesso que não fui o primeiro a pensar assim, mas um amigo abriu-me os olhos para uma coisa muito interessante: As pessoas trocam facilmente o sentimento pelo momento.

Não importa quanto você goste de alguém, algumas pessoas simplesmente sentem-se desenfreadas em certas oportunidades e saem por aí magoando a quem outrora prometeu o céu e as estrelas. Difícil de entender o porquê e sinceramente sinto-me velho para acompanhar essa geração. Essa lógica do “bebeu pode tudo” não se enquadra em mim.

Mas esse experimento demonstrou-me outra coisa muito interessante. O jovem de hoje pensa mais como um jovem de hoje. Não estamos mais nascendo com a cabeça de um velho de sessenta anos, carrancudo e cheio de preconceitos. Estamos começando a pensar de acordo com o nosso tempo. Acho isso no geral algo bom. Tento não julgar ninguém e sinto-me incapaz de dizer o que é certo ou errado. Seja lá o que for feito, faça, mas tente não prejudicar ninguém.

O feminismo deu as mulheres o poder da escolha. Ser escolhido é difícil eu diria. Mas poder escolher não quer dizer que você deva sair por aí sendo um perfeito idiota com quem não mereça. Lembre-se que quanto mais poder você tiver, mais difícil serão suas decisões. Porém quando você nega usar esse poder para machucar alguém você não demonstra fraqueza, mas sim uma força extraordinária.

Eu costumo dizer que defendo o feminismo e acho a causa importante, mas também defendo que sejamos todos um pouco mais humanos antes mesmo de sermos homens ou mulheres. Algumas pessoas boas não merecem ser magoadas, e faze-lo não torna você uma pessoa ruim, apenas alguém incapaz de ser igual a ele. Porque não foi boa o suficiente para se colocar no lugar e entender que não é bom ser magoado. Dói. Mas a dor ensina.

Pessoas boas aprendem com a dor e tentam mudar. Algumas infelizmente passam a fazer o mesmo, outras simplesmente aprendem a sentir menos dor. Mas ainda irá doer da próxima vez. Sempre dói. São dores diferentes.

Aos casais que brigaram, traíram ou aqueles que não tiveram as chances que gostariam, fica o sentimento de que as coisas agora estão diferentes. Não sou a favor da traição ou qualquer coisa relacionada a mentira mas nós estamos em uma época diferente. Basta seguir em frente. Sempre existe uma opção. Aos caras legais que ficaram para trás eu suplico, por favor, mantenham-se legais. Será difícil, mas caras legais estão em falta no mundo. Sinta-se especial e mantenha-se firme. Terá sua chance, acredite. Apenas aprenda que os tempos agora são outros.

Tantas coisas aconteceram, tantas pessoas foram dormir na madrugada do domingo inconformados. Alguns nem dormiram. Sinto muito por essas pessoas. Felizmente alguns ainda tem caráter. Conseguem julgar o que fazem antes de fazer. Até porque pedir desculpas sempre foi mais fácil do que pedir permissão ou julgar errado e se abster. Está ficando difícil ser diferente nesse mundo louco, mas você pode ser diferente sem ser uma pessoa ruim. Não fique mal, apenas observe. Às vezes um observador consegue aprender mais sobre as pessoas e pode conseguir encontrar aquela garota ou cara diferente e enfim achar o que procura. E se você não procura alguém em especial então continue. Os tempos mudaram e minha cabeça precisa entender tudo isso ainda. Não vou mudar o que eu sou e você também não precisa. Só tente sentir menos por quem escolheu sentir nada. Mundo louco esse, mas muito interessante.