A ressaca do dia seguinte

Estamos vivendo uma típica ressaca democrática. Quem exerceu seu direito está agora com uma tremenda dor de cabeça e quer por tudo que é mais sagrado que a dor passe. Mas não vai ser tão fácil.

O brasileiro tem em uma de suas principais características a dificuldade de admitir um erro e pedir desculpas. Pelo menos é o que eu acho. Daí tem essa facilidade de culpar os outros como se não fossem responsáveis pelo resultado das coisas. Somos todos responsáveis.

A maioria das pessoas escolheram seu presidente. Mais precisamente uma presidente. Daí ela não fez um bom governo. Muito abaixo do esperado. Até aí tudo bem, mas houve outra eleição e a maioria usou o poder que tem para dar uma segunda chance a ela. Fizeram, mas essa maioria não foi esmagadora. Foi então que tudo começou a desandar.

Denúncias de corrupção, problemas fiscais e outros detalhes importantes, fizeram uma boa parte das pessoas que ajudaram-na a continuar no poder mudar de ideia. Simples assim.

E mudaram porque? Porque não conseguiram perceber que iriam cometer um erro antes de ir lá nas urnas e votar. É mais fácil pedir desculpas do que pensar bem antes de fazer. Sinceramente não os culpo. O governo da presidente é extremamente populista. O que esse tipo de governo costuma fazer é bem simples: Eles cobram caro, depois dão de volta, e dizem que você só tem porque eles deram. Mas deram menos que tomaram.

Essa manipulação transforma um governo corrupto e incompetente em um bem estimável. Então tornam se mais populares e os mais ignorantes tornam se escravos desse pensamento. Só tenho porque o Lula me deu. E a Dilma. E o PT. Droga odeio falar nomes, mas dessa vez será impossível.

Então estamos sim querendo a renúncia de uma presidente incompetente, mesmo que quem abriu o processo também deva sair. E esse é meu maior medo. Não podemos criar heróis que sejam tão ruins quanto nossos vilões.

Aliás não podemos pensar que todas as coisas se resolvem assim. Votamos errado e tiramos com impeachment. Senão estaremos fazendo isso a cada quatro anos. Porque vamos continuar a fazer isso. Mas é mais fácil assim. Sei que deveria haver uma solução no fim, mas sinto dizer que não há.

Nosso sistema de voto é completamente equivocado. Não sabemos em quem votamos e nem lembramos quem escolhemos, seja um deputado, um senador, ou até mesmo um prefeito. As vezes até esquecemos de forma proposital. Precisamos mudar isso. Senão mais um impeachment irá acontecer. Seguido de outro e mais outro. Tirem de lá quem eu ajudei a colocar, porque eu não tive coragem o suficiente para aprender que errar é humano, só não devemos repetir demais os erros. Isso demonstra que não nos importamos com as coisas.