Nossas Gaiolas

O mundo está obviamente repleto de acontecimentos chocantes, mas sempre tem algum que nos deixa estáticos no meio de uma tarde qualquer. Eu bem que gostaria de ter uma foto que possibilitasse a mim mesma ver o meu rosto naquele instante. Havia saído para comprar ração de cachorro. Na casa veterinária permaneci esperando a minha vez de ser atendida. Observei um homem comprando uma gaiola branca. Esse foi o acontecimento! Merda! Dai a pouco haveria um pássaro preso ali pelo resto da vida. Cara que doideira é essa? Como alguém pode pensar que aquele espaço pequeno, aquela prisão, é algo interessante de ser praticado? A todo tempo eu imaginava como de um momento para o outro, o ser que cortava os céus em voos de liberdade estaria naquela prisão. Cara, o céu é tão lindo! A liberdade é tão magnífica! O voo é fantástico! Bom, no dia seguinte novamente deparo-me com situação parecida. Uma mulher encontrou uma gaiola na lixeira do prédio e guardou na casa de uma vizinha. Estávamos nas primeiras horas do dia, eu acabara de sair de casa e ainda sentia aquela energia linda da manhã, quando fui interceptada por ela. Contou-me contente que levaria a gaiola para casa e que já tinha um pássaro para colocar nela. Meu estômago embrulhou. Mais tarde fui visitar uma pessoa e assim que entrei deparei-me com um pássaro na gaiola. Meu estômago revirou novamente.

Amo olhar para o meu quintal e ver o vai-e-vem de vários tipos de pássaros. Alguns eu sei identificar: bem-ti-vis, canários, pardais, maritacas. Beija-flor é raro no quintal. Mas sempre chega " gente nova", percebo pelo canto diferente. Tem um que chega à arvore da minha janela às 5:20 da manhã. Aquilo que ele faz nem é mesmo um canto, pois é alto e estridente demais. Começo a rir mentalmente, imaginando que esse cara deve ser o mais feliz. Tenho sentido falta dos pardais que invadiam a minha cozinha. No começo chegavam só até a porta, depois foram avançando despistadamente e aos poucos caminhavam em pulinhos pela mesa, pela pia e pelo chão. Nos fins de tarde, a minha jabuticabeira se transformava em um reduto de pássaros. Eles iam chegando e se acomodando nela até silenciarem. Agora a novidade é o "pé de maritacas", isso mesmo, são tantas na mangueira da casa da minha mãe. A árvore está carregada de mangas, no entanto muitas estão totalmente descascadas, exibindo praticamente o caroço e resto da polpa amarelada. As maritacas nunca tinham feito isso antes. O sentimento que fica é de felicidade por vê-las com fartura de alimentos, mesmo se não foram convidadas. Uma vez conheci um político que tinha uma ave que valia seis mil reais. Cruz credo nesse valor que eu nem imaginava e cruz credo ao ver a gaiola ao lado de um aparelho de CD, era para a ave ouvir e cantar mais. Outro dia fiquei sabendo que tem gente que fura os olhos das aves para elas cantarem mais. Pessoas são mesmo retardadas, isso não é canto é choro! Hoje pensei em comprar uma gaiola, um boneco e um pratinho com ovo, desses que crianças brincam. Vou pendurar a gaiola na minha casa, com o boneco dentro e o pratinho dele. Talvez alguma visita minha olhe e me ache bem retardada. Espero que façam isso mesmo. Cara, todas as vidas são importantes: a do homem e a do pássaro. Todos queremos ser livres e é a liberdade a magia da vida. Tá certo que eu como carne de porco, de boi e de galinha, mas deve ser meu lado ignorante que leva a isso. O porco também fica em gaiolas, sem poder se virar pois, não há espaço e o objetivo é que ele apenas se alimente e engorde para o abate. Outro dia eu vi um saxofonista em uma área verde, ele sentou-se e começou a tocar e de repente o gado surgiu. Os bois foram se aproximando, era uma platéia atraída pela música e incrivelmente atenta e calma. Eles pressentem o momento do abate e sofrem muito. Que merda, sou culpada por essas mortes! Mesmo fingindo que desconheço o processo ao ir comprar pedaços de corpos nos açougues. Bem, vi um vídeo de uma cabra que foi solta na área de um tigre para ser alimento dele. O tigre, recebia refeiçoes vivas duas vezes por semana, porém ele tornou-se amigo da cabra. Foi muito emocionante ver um caminhando ao lado do outro por vários minutos. Os biólogos disseram que sua atitude foi devido a solidão que sentia. Então, o tigre reconheceu o valor da vida da cabra? Voltando à ideia do homem, pergunto: o homem pensa que pode capturar a beleza e a alegria? É essa a ideia? Em todas as circunstâncias da vida, beleza e alegria só existem realmente quando são produzidas em liberdade. Nesse instante estou olhando para as árvores do meu quintal, faço isso através da porta de vidro e das grades da minha janela. O vento suave balança os galhos, as folhas parecem assanhadas. Há cantos de pássaros, valem muito mais que seis mil reais. Vez ou outra atrapalham os roncos dos automóveis. Creio que quando choramos em nossas prisões, eles pensem que o canto humano é lindo. Bom, talvez hoje em seu fim de tarde, você também possa observar os pássaros chegando. Parece coisa boba, mas é fantástico ver o voo da liberdade.Experimente!

Obs: Hoje volto aqui, 20 de janeiro de 2016, há uma nova espécie de pássaro no meu quintal e eu já havia observado esses visitantes também na casa da minha mãe. Pesquisei na internet para saber o nome dele e pelo que entendi trata-se de uma espécie comum na Europa. Não encontrei nada sobre ele no Brasil. O nome científico é Oenanthe hispanica. Ele tem o peito branco e as asas escuras. No site asasebicos, segudo o texto, não é uma espécie fácil de observar. O que me leva a crer que tivemos mudanças no comportamento da avezinha. Veio buscar novos ares?

Simone Stone
Enviado por Simone Stone em 04/12/2015
Reeditado em 20/01/2016
Código do texto: T5469936
Classificação de conteúdo: seguro