Quem disse que não deu certo?

As minhas roupas se mudaram do seu armário, a sopa do nosso jantar esfriou e o outro lado da minha cama está frio. É o fim. Mas quando me perguntam o porquê de não ter dado certo, me ausento de palavras e me deixo ser perturbada por somente uma dúvida: Quem disse que não deu certo?

O fim de qualquer ciclo dói. O fim de qualquer história é amargo. Mas o mais importante é que o fim acontece. E em relacionamentos é geralmente uma tragédia para um ou os dois envolvidos. Inevitável. Só que a gente tem uma péssima mania de desacreditar dos momentos bons pelos ruins, de criar expectativas e não saber lidar com a realidade e, pior ainda, não saber tirar proveito disso. Jogam pelo bueiro uma relação construída com empenho quando dizem que "não deu certo". Como assim "não deu certo"? O que é "dar certo"? Estar numa relação que resista até um casamento? Viver em paz o tempo todo com o outro? Ter o tanto quanto possível de coisas em comum? Deu certo desde o momento em que a paixão, mutuamente, aconteceu, desde que o casal decidiu ser casal, desde que os ataques de riso se deram no meio da loja de conveniências, desde que o dinheiro apertou e aprenderam a cozinhar batata, desde que as palavras de afeto saíram pela primeira vez de quem disse primeiro, desde que a saudade não coube no corpo, desde que a vontade de fazer as pazes foi maior que o orgulho, desde que a verdade foi prioridade, desde que o erro foi perdoado, desde que a confiança foi confiada. O término não significa, independente do motivo, que não deu certo. Que foi em vão. Que foi perda de tempo. Quem perde tempo é quem não se permite passar por fins e recomeços, quem não se deixa levar pelo fluxo e quem censura a dor. Deu certo por todas as miúdas coisas que até hoje fazem o coração vibrar e o sorriso sair. E se sair lágrima, que seja de felicidade, de saudade boa.

Deu certo porque enquanto os dois estiveram ali, dispostos em corpos e almas, eternizaram o instante, fizeram valer ouro para guardar no peito. Tem a ver com enxergar o lado bom. Espremer a memória e ver que há lembrança que se faça bela. Há motivo para dizer que "sim, deu certo enquanto durou".