NATAL OU HIPOCRISIA

NATAL OU HIPOCRISIA

Desde criança, nunca gostei do espírito natalino, e não foram por falta de família, presentes, festas, e nem por falta de algumas pessoas queridas que não esteja mais presente, até tenho uma família bem numerosa, não toda unida, mais nada que uma noite de Natal reunidos não resolva. E assim é o Natal.

As comemorações em noite de Natal, nunca me caíram bem, primeiro por fazer aniversário tão próximo há este dia, desde pequena, sempre ganho apenas um presente, e nada mudou, continua assim até os dias de hoje. “Olha seu presente, é de Natal e aniversário”. Não esquecendo que a maior tristeza da minha vida aconteceu em noite de Natal. Vou uma tragédia inesquecível, que levarei para a vida...

A meu modo de ver e pensar, esta festividade é totalmente artificial, desde as decorações de casa, comércio, ruas, até papai Noel, com aquela vestimenta vermelha e a barba branca. E aquela touca? Mais parecendo um coador! Geralmente em cima de carro ou nas calçadas com um saco de balas, sendo que seu alvo principal na enganação são as crianças. Pobres crianças!

Observo aquelas pessoas que saem para comprar presentes, com uma falsa felicidade estampada na cara, outros saem falando em ajudar os mais necessitados, surgem, as mais variadas campanhas de solidariedade, sorrisos forçados, o trânsito fica intenso, ruas tomadas por irresponsáveis nos volantes, sempre alcoolizados e, arriscando a vida de outras pessoas.

E os desapontamentos dos presenteados! Na maioria das vezes, quando vêem os presentes do próximo são atingidos pela cruel desigualdade social. A tristeza daqueles pais que não podem dar a seus filhos os presentes que eles esperavam então tudo isso é um abismo de realidade vivida na sociedade em época de Natal.

Toda essa festividade, não passa de uma questão social, e me incomoda muito. Não esqueçam! “É minha opinião”, apenas um desabafo de meus sentimentos, é tipo lavar a alma, talvez por conta de um episódio que presenciei.

Saí para dar uma volta no comércio, e o encontrei uma colega, esforçando-se além do possível para comprar presentes, não era um presente, e, sim vários, vi que se afundaria em dividas apenas para satisfazer uma expectativa forçada, aquela colega sentia-se obrigada a comprar-lhes aqueles presentes. É maldade uma pessoa se afundar em dividas apenas para contentar a ansiedade criada em seus filhos, parentes e amigos tornando-se apenas uma exibição desproporcional das possibilidades financeiras.

Lembrando também que nessa época, os orfanatos se enchem de presentes, geralmente “brinquedos velhos e usados”, que são doados pelos conhecidos e famosos “filhinhos de papai”, os asilos recebem filhos, netos, amigos, enfim todos demonstrando solidariedade, mas o verdadeiro amor será que existe no coração de cada um? Então o Natal também significa discriminação de quem pode, sobre os menos favorecidos, é insuportável ser testemunha dessa falta de humanidade, acompanhada de falsas promessas. Uma solidariedade transformada em obrigação, onde alguns comemoram apenas para satisfazer as famílias.

Quando não tenho como fugir, participo forçadamente dessas festividades, nunca de coração, e sim por obrigação. E a entrega dos presentes! Você ter que presenciar aquela afetividade transformada em custo.

Falar em dezembro é lembrar-se do Natal, incluindo 13º salário, panetone, presente, solidariedade, poderia ser muito melhor se todos tomassem consciência e distribuísse solidariedade no decorrer do ano.

Seria melhor que trocássemos “Noite de Natal” por “Noite da Hipocrisia”, pelo menos seríamos honestos neste dia, aos que não sabem, muitos passam fome, enquanto outros estão cheio de “Espírito”, esses que passam fome, também passam frio. Portanto, continuo com minha opinião. Natal não é apenas para festejarmos, é também para refletirmos.

Aos sábios, antes de me criticarem, me condenarem, sob meu desabafo, minha opinião crítica referida ao “Natal”, só tenho uma coisa a dizer: REFLITA! Que o Espírito de Natal, não se perca entre o ser humano em apenas vaidade, pedido, solidariedade, comemoração. Mas que seja levado ao verdadeiro significado de Natal.

Assim, o verdadeiro significado de Natal, é algo maior que o poder econômico é olhar as pessoas que estão em nossa volta, como seres humanos, mas olhando como já disse: No decorrer do ano, e não apenas no Natal! Que vocês tenham um Natal generoso e fraterno. Boas Festas!

Ana Cláudia

Ana Cláudia Matos Krul
Enviado por Ana Cláudia Matos Krul em 07/12/2015
Código do texto: T5472679
Classificação de conteúdo: seguro