O escultor

Sr. Amadeu, escultor por natureza, muito famoso em sua região por sua habilidade em dar belas formas a coisas inanimadas. Muitas esculturas na cidade por suas mãos foram feitas. Certo dia, sentado numa praça, estava ele a fixar um pedaço de madeira e, com seu pequeno machado, lá vai ele a esculpir algo lindo.

Conforme ia dando forma ao pedaço de madeira, o habilidoso senhor percebeu o olhar cativante e curioso de um garoto que mal piscava encantado com a maneira que o velho trabalhava. O artista chamou-o para perto de si e uma pergunta lhe fez:

- Menino, você deve estar se perguntando, como eu faço para dar forma a um simples pedaço de madeira sem valor e sem vida ?. É muito simples, esse velho pedaço já tinha a forma, eu apenas deixei que meu coração e paciência lhe aparasse as arestas e pronto aí está a forma.

- Mas o senhor faz coisas lindas, o que devo fazer para ser tão bom como o senhor?

- Basta ter uma ótima imaginação e muita força de vontade e o resultado é somente consequência daquilo que você imaginou, disse o escultor habilidoso e orgulhoso do interesse do menino.

Meu jovem, disse o ancião, o que lhe falei é valido para qualquer aspecto da vida, seja um bom filho, um bom aluno e antes de tudo sempre apare as arestas de seu caráter para que um bom homem se forme dentro de você, pois a maior escultura a ser feita está dentro de ti, faça isso e terá uma vida linda.

Ouvindo essas palavras, o menino feliz saiu, mas não antes de contemplar a forma dada ao velho pedaço de madeira: A imagem de nosso Senhor Jesus Cristo que os braços abertos, sempre lapidará o coração de todos aqueles que permitirem a sua entrada. Eis a lição de nosso habilidoso escultor.