A vida sofrida de um apaixonado

Algumas coisas são tão difíceis de descrever que às vezes faltam palavras até para alguém que gosta de escrever. São sensações e momentos que te fazem refletir porque sua vida não é como a das outras pessoas. A dor da perda, a paixão não correspondida, a simples falta que alguém te faz e a certeza de que não voltará, pode fazer qualquer humano perder a cabeça.

Mas é a vida. E não há pessoa no mundo que sofra mais que um adolescente apaixonado. Não há. Guerras, atentados, garotos pobres na África que não tem o que comer. Tudo isso é muito dolorido, mas todos eles tem algo em comum com você e comigo: Todos nós já sofremos por amor.

Aliás algo muito comum para adolescentes. Eu já tive meus 16 anos e até lá já havia me apaixonado muito, e muitas vezes sofrido por alguém. E quem está nessa idade deve estar no pico de um monte de informações controversas e escolhas erradas que cada um de nós tem o direito de passar. Sim, não se engane, você tem esse direito. O direito da escolha.

Cada um de nós tem a chance de fazer o melhor para si mesmo, quando abdicamos a mão disso para o bem de mais alguém chamamos de ética. Eu poderia fazer o certo para mim, mas se o certo é fazer o errado para o outro eu deixaria de fazer. Logo eu agi com ética.

Mas agir com ética significa sofrer. Abrir mão daquilo que você quer para deixar que alguém mais seja feliz pode significar um pouco de tristeza. Não por ter feito a coisa certa, mas sim, por não poder fazer aquilo que quer.

Conheço uma garota que sofre por um garoto que não a quer. Aliás todo mundo conhece alguém assim. O que é diferente é que, mesmo percebendo que ele age de forma errada ela, ainda assim, quer ele. Deseja ele mais do que tudo. Aliás isso é bem comum também. Desejo confundir-se com paixão. Mas desejo não é paixão, está mais para obsessão.

Outra situação que já vi muitas vezes foi a de pessoas quererem tanto algo que ficavam obcecados e perdiam a cabeça. Isso não é bom. Porque quando você fica obsessivo passa a deixar de ver o quão verdadeiramente importante é aquilo tudo. Pior, deixa de ver quem realmente merece sua importância. Então você tem e quando tem, percebe que não valia tudo aquilo. Daí reclama. Diz não encontrar alguém que a mereça.

Platão já dizia isso: "Amor é o desejo. Você deseja aquilo que não tem, e quando tem, não quer mais". O que o velhote esqueceu de dizer é que o ser humano adora lamentar-se. É muito prazeroso. Então confundimos tudo. Achamos mesmo que amor é sofrer por alguém. É passar a vida toda reclamando. Não, amor não é isso.

Amor é paz, é sentir-se bem. Não consigo mesmo, por que isso tem de vir do seu amor próprio. Amar é sentir-se seguro e confiante com uma outra pessoa além de você. Amar é um fim de tarde gostoso, é um abraço aconchegante é contar todas as histórias ridículas da sua vida para alguém que irá rir de tudo isso. Com você. Então se sofres agora por alguém não esqueça de dar uma pausa. Você não precisa perder a razão. Ame, mas pare para pensar se não é obsessão o que sente. E se for, de um tempo a si mesmo. Olhe em volta e procure alguém que te faz bem. Talvez ela esteja sofrendo por você.