O Jornalismo de aluguel

A desonestidade intelectual não passa de conveniência da desonestidade moral, mero acúmulo de sujeira do que tenta lavar-se com lama. Os maus valores, uma vez abraçados, demandam o auxílio dos maus argumentos; e as consciências cauterizadas por tal fogo, enxergam veras tempestades à menor brisa da verdade.

Falo isso porque, grande parte da mídia do focinho marrom, digo, a que está a serviço do PT disfarçada de jornalismo, tentou, dadas as manifestações de ontem, fazer pão com palha, e fogo com trigo.

Traduzindo; como a data, 13/12 coincidiu com o famigerado AI 5 da ditadura militar, associou esse movimento àquele, que se deu em 1968, como se ambos fossem farinha do mesmo saco. Se, para o PT, um instrumento democrático que afronte seus interesses de poder eterno, é “golpe”, por que não, “la prensa” propagar o mesmo?

Para os mais jovens que, talvez desconheçam, o Ato Institucional número 5 era a destituição dos poderes do Congresso, sua aniquilação, praticamente, com implantação de um sistema ditatorial centrado no Executivo. Os manifestos de ontem pedindo o impeachment, pleiteiam, justo, o contrário; a altivez do Congresso, não se curvando ao Executivo corrupto e atropelador das leis, aplicando a pena constitucionalmente prevista. Resumindo: O AI 5 revogava, anulava o Congresso; o impeachment, solidifica, reafirma sua relevância democrática; logo, qual a relação??

Outro joguinho sujo do PT e da “prensa” de aluguel é fazer parecer que o pleito é; ora, do Eduardo Cunha; outra, do Aécio. No primeiro caso, fica fácil desqualificar a denúncia, vindo de um crápula como o Cunha; no segundo, viceja a patranha favorita dos “red noses” que se trata de terceiro turno, que Aécio não sabe perder, e blá blá blá.

Na verdade, o Cunha segurou dezenas de pedidos, conforme acordado com o pixulecão; mas, de uma hora pra outra os deputados Petralhas “traíram” o Lula, aí, sentindo-se desobrigado do trato, fez a coisa certa pela motivação errada. O Aécio, nada tem a ver com o pedido aceito, que foi feito por três juristas independentes, como todos sabem, ademais, eventual impeachment daria o poder ao Temer, não a ele.

Não fosse a “imprensa” alternativa, a Internet e seus muitos meios, e provavelmente teríamos que engolir a versão oficial, de safados assassinos da verdade e da liberdade. Fico a me perguntar, o quê aprendem, no que tange à ética profissional nas faculdades de jornalismo esses noticieiros promíscuos? Ou, terão aprendido com o Silvio Santos o tal de “Topa Tudo por Dinheiro”?

Dizem que algumas atrizes globais puseram a boca no trombone, ontem, não vi; mas, se o fizeram, por certo terão problemas com seus superiores, que se venderam ao bolivarianismo em troca de benesses oficiais. Quando teremos um país livre, instituições fortes, alternância de poder, e um jornalismo minimamente higiênico?

Que, jornalistas em particular tenham suas preferências partidárias, ideológicas até, é lícito, pacífico; contudo, quando isso coopta e submete sua nobre missão de informar aos interesses que demandam trevas em lugar de luz, por quê, exercer o ofício ainda? Filiem-se, candidatem-se e vão mentir com outras vestes mais adequadas.

Não que exista veste adequada para mentir, mas, políticos corruptos são como vampiros; precisam da escuridão como habitat natural; jornalismo com “J” Maiúsculo deve ser imparcial, probo, luminoso como o sol, e quando o sol nasce, os sanguessugas retornam apavorados para seus caixões...