Bons motivos para sorrir

A segunda-feira chegou e aqui em minha cidade chove. O tempo feio veio para amenizar a onda recente de calor que vinha nos castigando. Ainda virá muito mais, pode ter certeza.

Sei que com tudo isso, o início da semana deveria ser um horror. Mas já parou para pensar que possa haver bons motivos para você sorrir hoje? Então pense, pois há sim. Sempre há. Talvez você só não esteja a fim mesmo. De sorrir, de dar um bom dia para alguém. Simples, é um direito seu não estar de bom humor hoje. É segunda-feira. Ninguém está de bom humor em uma segunda-feira.

Concluindo minha lógica do mau humor eu poderia dizer que esse fim de semana teve muitos corações partidos, pessoas perdendo o emprego, pessoas sem encontrar emprego, pessoas perdendo entes queridos. Daí vem justo uma segunda-feira dessas. Parece que o fim de semana ruim não acabou. Continua ali. Nos ferindo, magoando.

Mas aí vem a parte que eu tento ir contra isso tudo. A parte em que você que está de mau humor me odeia. Só que eu tenho de dizer que, talvez haja um bom motivo para você sorrir hoje. E isso eu aprendi há alguns meses, quando voltava de ônibus para casa.

Em algum momento eu, sempre distraído, consegui reparar numa cena que acontecia em plena segunda-feira. Um homem uniformizado que parecia trabalhar com algum tipo de limpeza pública ia andando em direção a uma casa de madeira muito simples, com um ar de exaustão. Era fim de expediente e deduzi que o homem morava ali. Fim de expediente de uma segunda-feira. Momento para ele estar de mau humor. Mas não foi isso que eu vi.

Logo que o homem chegou à frente da casa duas crianças sem camisa e de pés descalços correram em sua direção e pularam em seus braços. O homem então deu um sorriso e tudo ali mudou. Tudo, porque ele venceu a segunda-feira. Ele venceu o mau humor. Fez isso pois teve um bom motivo. Talvez ali ele tenha percebido o porquê dele encarar todas as segundas-feiras que foram e as que ainda virão.

Aprendi ali que talvez eu também tivesse meus motivos para sorrir. E todos temos. Satisfação é algo difícil de alcançar pois todos queremos sempre algo novo. O tempo todo. Isso é bom. Ambição é muito bom para te fazer levantar a bunda da cadeira e correr atrás das coisas, mas não custa, de vez em quando, você olhar em volta e ver as coisas que já conquistou.

Se você foi rejeitado, não custa lembrar que é uma pessoa legal e que, se assim for, terá sua chance com alguém que o mereça. E assim é para todas as outras situações. Se você perdeu alguém lembre-se das outras que ficaram e estarão sempre do seu lado. Elas merecem um sorriso seu.

Procure no seu dia um bom motivo para sorrir. De para alguém um sorriso ou um bom dia. Talvez até os dois. Isso também pode ser um bom motivo para aquela pessoa sorrir. Mostre que se importa com alguém, mesmo que não precise. Faz bem para você, faz bem para o outro. E procure, porque você sempre tem um motivo. Então sorria, e deixe a segunda-feira chuvosa se tornar apenas mais um dia em que você foi feliz.