As informações sobre o IDH, divulgadas nessa segunda-feira, permitem avaliar a incômoda situação do Brasil sem opiniões bobas.
 
Não basta verificar a lista geral, torcendo para subir alguns degraus ou lastimando eventuais quedas. É importante refletir com objetividade, evitando, portanto, o habitual papo furado.
Nosso país, nos últimos anos, vem apresentando avanços, pois piorar seria uma façanha quase impossível.
 
Recordando que a nossa economia está situada entre as dez melhores, observar o IDH na posição 75 não justifica sorrisos.
Até agora a colocação brasileira é ridícula, falta uma enorme estrada aguardando passos ousados e corajosos.
 
Se o Sri Lanka avançou bem mais, se o IDH do Brasil supera o Iraque e o Butão, isso pouco interessa. É melhor não comentar! 
O alvo deve mirar a Noruega, almejando crescer de fato, abandonando as posições do futuro que jamais chegam.
 
* Em 2016 vamos bancar os jogos olímpicos, outra vez veremos um tolo anfitrião fazendo festa enquanto os outros riem.
 
Um IDH digno pede esquecer gastos que não auxiliam o progresso nem melhoram a condição da população.
Deletando os inúteis carnavais e apagando os ilusórios circos, a poeira da imbecilidade sumirá, facilitando assim desenvolver.
 
Mas muitos, lendo minhas ponderações, discordarão.
Esses já preparam os presentes, aguardam ansiosos a tão hipócrita ceia natalina e querem tomar todas saudando o próximo ano.
 
* Parabéns, Sri Lanka!
 
Um abraço!
 
 
Ilmar
Enviado por Ilmar em 15/12/2015
Reeditado em 15/12/2015
Código do texto: T5480918
Classificação de conteúdo: seguro