A CULPA É DE QUEM?

No Brasil existem mais de 50.000 casos de estupro por ano. Mulheres e meninas são violentadas e assediadas. A “causa” seria por usarem roupas curtas e se comportarem de maneira desapropriada para uma mulher. Tudo isso trazido à luz por uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que revelou que a maioria dos brasileiros concorda que mulheres que usam roupas que mostram ou delineiam o corpo merecem ser atacadas, sendo assim se elas soubessem como se comportar, haveriam menos estupros.

Muitas mulheres ficaram revoltadas com essa revelação, pois são vítimas diárias de todo o tipo de assédio, com direito até a cantadas impróprias e pessoas tocando seus corpos sem o seu consentimento. A maioria dos brasileiros defende o estupro, justificando terem sido provocados e, claro, tornando a vítima a verdadeira “culpada” de tudo. Já na Arábia Saudita foi divulgada uma pesquisa que acusou que 86,5% dos homens entrevistados acreditam que rímel, delineador e lápis de olho são responsáveis pelo aumento no número de casos de assédios sexuais no país.

O que dizer sobre isso? Se perguntar qual o maior medo de uma mulher, ela não irá dizer que é de morrer ou ser roubada, mas sim de ser estuprada. Todas nós já nascemos ouvindo o que podemos ou não fazer, usando uma burca real ou não, qualquer uma, independente da cultura, ainda somos, de certa forma, invadidas social e culturalmente.

Até quando vamos viver essa realidade? Não podemos sequer andar sozinhas. “Ande em grupo, não volte tarde!”. É possível, inclusive, relacionar esse tipo de “defesa” das mulheres com a situação dos homossexuais. Mas isso deixaremos para outro texto. Enfim, finalizamos com a frase de Simone de Beauvoir, “O homem é definido como ser humano e a mulher definida como fêmea. Quando a mulher se comporta como um ser humano é acusada de imitar o macho”.

(Por Eduarda Tháis dos Santos – minha filha).

Dilso Santos
Enviado por Dilso Santos em 15/12/2015
Código do texto: T5481108
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.