TRABALHO

Trabalho

Trabalho: “toda atividade material e espiritual que procura um resultado útil”, assim se expressa a Enciclopédia filosófica no seu verbete trabalho. Mas o trabalho na realidade é um emaranhado de razões que direcionam para a dignidade do ser humano. São atividades cansativas ou não com a intenção de modificar as coisas diante do exercício corporal, mental e instrumental. Para que essas realizações possam ser bem sucedidas é necessário que haja pensamento, vontade, ação e habilidade. Podemos dizer que o trabalho é um resultado de muitas qualidades internas tais como: comportamento, intelecção, tempo, caracteres e externamente falando, podemos eleger as questões físicas, técnicas, econômicas, grupais e sociais.

Tudo isso mostra a função do trabalho na vida da pessoa humana. Ela realiza-se trabalhando e trabalha realizando-se. Por isso, o trabalho tem um valor cosmológico. Através das mãos humanas, o trabalho tem o poder de transformar a terra, a água, as pedras, as moléculas, os átomos... através do trabalho o ser humano se aproxima, constrói estradas, fabrica aviões e navios. Através do trabalho eles têm a oportunidade de transformar o mundo desordenado em ordem, o mundo estéril em vidas abundantes, o mundo ameaçador em paz profunda. Pois através do trabalho as pessoas podem transformar o mundo hostil e bruto em um mundo belíssimo e paradisíaco.

O esforço do ser humano com seu trabalho se não é deveria ser de transformação do mundo primitivo em um mundo agradável para se viver. Com o trabalho o ser humano tem a maior chance de se humanizar, tanto no sentido de criar para si uma belíssima moradia, confortável, hospitaleira, confortável...quanto no sentido de que o ser humano passa a ser um rei sociável, equilibrado, sensato, prudente e realizado neste jardim cultivável, criado por Deus. É assim que o trabalho qualifica o ser humano, caracteriza-o como ser inteligente e amoroso.

Mas, o ser humano acabou criando tantas frentes de trabalhos através da tecnologia que levou e leva milhões e milhões da espécie a se tornarem apenas robôs lutando contra as máquinas e esteiras nas grandes indústrias. Criou-se uma espécie de rotina física que lentamente vai destruindo a capacidade de criação dessas mentes preparadas para vencer máquinas que não pensam. E quando essas pessoas não estão guerreando contra essas feras com coração de ferro, estão cansadas e não querem nem pensar, por isso dormem.

“O mundo foi dado ao homem para que faça dele a criação, mesmo quando dele extraia algo para satisfazer suas necessidades. E o fruto precioso do trabalho é a civilização, no encontro dessas necessidades satisfeitas e desta criação contínua”. (CHENU, Per una teologia Del lavoro).

É isso e muito mais!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 02/07/2007
Código do texto: T549227
Classificação de conteúdo: seguro