A ATIVIDADE É O QUE NOS MANTÉM VIVOS

Não se sabe bem por quais razões, mas existem muitas pessoas que não gostam de trabalhar e nem de estudar. Recusam-se a desenvolver qualquer atividade laborativa ou cognitiva e almejam viver sem quaisquer afazeres. Em outras palavras, desejam “viver de brisas”.

Esse tipo de pessoa reclama quando tem alguma tarefa a cumprir, por mínima que seja, mesmo que essa tarefa diga respeito à sua própria manutenção: higiene, alimentação, limpeza e conservação do espaço onde vive etc. Desejam fortemente que haja sempre alguém para fazer tudo por elas, ou seja, buscam se equiparar aos odientos sanguessugas.

O que muitas dessas pessoas não sabem é que nós fomos concebidos para o movimento, para estarmos em atividades constantes e as mais variadas possíveis, durante todo o tempo de vigília.

Vida é, na própria concepção, fruto do movimento.

A natureza nos dotou de uma espécie de “bateria”, a qual é mantida e carregada, à medida em que estamos em atividade. Quanto mais nos movimentamos, quanto mais exercitamos o nosso corpo e a nossa mente, mais estímulos enviamos a essa “bateria”, que, por sua vez, vai acumulando energia para a retroalimentação do nosso complexo sistema. Entretanto, para que não haja a saturação, é preciso que respeitemos o período de repouso. Período esse em que as anomalias e os eventuais excessos são dissipados e a energia é distribuída por todo o nosso corpo e mente, harmonizando-os.

A partir do momento em que reiteradamente não realimentamos o nosso cérebro com atividades novas e que subjugamos o nosso corpo ao sedentarismo, a natureza, excelsa e soberana, percebe que não somos mais úteis, portanto, tornamo-nos imprestáveis. E assim, envia comandos para que o nosso metabolismo se desacelere, dá-se início ao processo de redução dos níveis de adrenalina, inibem-se os mecanismos de estresse, baixando a nossa imunidade, tornando-nos vulneráveis às enfermidades, conduzindo-nos, paulatinamente, à morte.

Resumindo, caso o definhamento e a morte por inanição não estejam em nossos planos é melhor que busquemos manter corpo e mente bem alimentados e em atividade.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 28/12/2015
Reeditado em 29/12/2015
Código do texto: T5493360
Classificação de conteúdo: seguro